Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Escola do Legislativo completa 13 anos nesta quinta-feira

Escola do Legislativo completa 13 anos nesta quinta-feira

por Marcela Knupp - Coordenadora de Comunicação CMD — publicado 03/06/2021 16h05, última modificação 03/06/2021 16h17
Com dezenas de projetos desenvolvidos, ElegisDivi se tornou referência em Minas Gerais.

Nesta quinta-feira (03 de junho de 2021), a Escola do Legislativo Dr. Deusdedith Afonso Carrilho, da Câmara Municipal de Divinópolis, completa 13 anos de criação, tendo desenvolvido vários projetos ao longo deste tempo.

A Escola foi criada no dia 03 de Junho de 2008 e, desde então, realiza cursos, palestras, visitas escolares e diversos projetos em Divinópolis e região. A exemplo das escolas legislativas do Senado e das Assembleias, o objetivo da ElegisDivi é promover educação política e valorizar a cidadania.

A equipe formada pelo Diretor da Escola, Roberto Franklin de Sousa, o Coordenador Pedagógico, Samuel Carlos da Silva Marques, e a Técnica Legislativa, Patrícia Alvarenga Loureiro de Sá, desenvolve vários projetos de capacitação dos servidores do próprio Legislativo, bem como atua como um canal de educação cidadã para a população em geral.

Nesse propósito, um dos principais trabalhos que são realizados envolve crianças e adolescentes em idade escolar, levando palestras e debates às escolas e, também, trazendo os jovens para um passeio pela história e importância da Casa Legislativa.

Fazem parte da grade de projetos os seguinte temas: Câmara Jovem, Vereador da Melhor Idade, Semana Municipal por um SAMU sem Trotes, Orientação Jurídica Popular, Concurso Conexão Literária, Cidadania e Democracia nas Escolas, Visite a Câmara, Aplicativo CâmaraDiv, Cursos, palestras e seminários, Fórum de Desburocratização, podcast e lives.

De acordo com o Coordenador Pedagógico, Samuel Carlos da Silva Marques, a partir de 2017 a Escola teve um grande marco de mudança e crescimento.

“Estamos muito felizes de comemorar os 13 anos da Escola com tantos projetos já realizados. Até 2017, as pessoas que cuidavam das atividades da escola dividiam funções: trabalhavam em um determinado setor da Câmara Municipal e, quando havia necessidade de um trabalho de educação para a cidadania, reuniam-se para realizar algumas atividades. Então, a partir daquele ano, ganhamos uma sala e uma equipe cuja função prioritária era cuidar da escola. Nessa época, nasceu nossa página no site da Câmara, nossa logomarca e a maioria dos nossos projetos”, destacou Samuel.

Até o ano de 2021, a Escola não tinha um espaço próprio para serem desenvolvidos os trabalhos. No entanto, com a nova Mesa Diretora, a ElegisDivi ganhou nova casa, muito mais ampla e com várias oportunidades de evolução.

“Hoje estamos instalados no Anexo da Câmara, no Edifício Costa Rangel, e agora temos uma ampla sala para palestras, espaço para exposição, sala de reunião, sala de informática com internet gratuita para população, biblioteca e uma grande oportunidade de expansão. Já recebemos visita de várias Câmaras da região que veem a Escola como modelo a ser seguido. Este tem sido um ano muito importante para nossa Escola”, declarou Roberto Franklin.

CONFIRA AS FOTOS DA ESCOLA, CLICANDO AQUI!

Siga a Escola do Legislativo no Instagram: @elegisdivi

Acesse o site e conheça mais o trabalho da ElegisDivi: https://escoladolegislativodivi.blogspot.com/