Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Espaço para a prática de manobras com bicicletas está em pauta

Espaço para a prática de manobras com bicicletas está em pauta

por Ana Paula Oliveira - jornalista — publicado 11/05/2022 16h23, última modificação 11/05/2022 16h23
Na reunião ordinária desta quinta-feira, quatro projetos de lei estão em pauta, um de autoria do Poder Executivo e três projetos de autoria do Poder Legislativos, sendo eles dos vereadores Diego Espino, Zé Brás e Ney Burguer.

Será realizada na próxima quinta-feira (12/05/2022), no Plenário Dr. Zózimo Ramos Couto, às 14h, a 27ª Reunião Ordinária, da 96ª Sessão Legislativa da 25ª Legislatura, da Câmara Municipal de Divinópolis. Na Ordem do Dia, quatro projetos de lei estão em pauta, um de autoria do Poder Executivo e três projetos de autoria do Poder Legislativos, sendo eles dos vereadores Diego Espino, Zé Brás e Ney Burguer.

O primeiro projeto a ser analisado pelos vereadores é o PLCM-197/2021, que autoriza o Poder Executivo Municipal a destinar espaço para a prática de manobras com bicicletas, o “wheeling de bike”, cria a “Rua do Grau”, a matéria é de autoria do vereador Diego Espino. De acordo com o autor, o projeto tem como objetivo criar mais opções de atividades esportivas em nossa cidade, com mais opções de lazer de forma segura e organizada para os nossos jovem. O “Wheeling de bike” ou “grau de bike” é uma modalidade esportiva que vem crescendo em várias cidades, e consiste em empinar a bicicleta e realizar manobras. O projeto está apto para uma única discussão e votação.

O segundo projeto PLCM-211/2021, dispõe sobre a criação do projeto escola da terra que institui a criação de hortas escolares comunitárias nas escola que integram a rede municipal de ensino no Município. A matéria visa garantir ao estudante do ensino fundamental a possibilidade de aprender de forma prazerosa como plantar, selecionar plantas, planejar o que plantou transplantar mudas, regar, cuidar, colher, decidir o que colheu ou até mesmo utilizar na própria merenda escolar. O projeto é de autoria do vereador Zé Braz, com quorum para votação maioria simples.

Já o terceiro projeto a ser apreciado pelos vereadores, é o PLCM-039/2022, que altera zoneamento de Uso e Ocupação do Solo, em conformidade com a Lei Municipal n° 2.418, 18 de novembro de 1988, à área que menciona. Segundo o autor do projeto, vereador Ney Burguer, a matéria visa permitir que alguns comerciantes que possuem suas empresas no referido local, consigam o alvará de funcionamento para legalizar suas empresas que já funcionam há anos, pois o zoneamento atual não permite. O projeto está apto para uma única discussão e votação .

Por fim, o último projeto em pauta é o PLEM-023/2022, que dispõe sobre a instalação de equipamentos eliminadores/bloqueador de ar nas tubulações do sistema de água. Essa matéria é de autoria do Poder Executivo, com quorum maioria simples. De acordo com Gleidson Azevedo, o projeto possibilitará levar ao alcance dos consumidores com menor disponibilidade orçamentária as condições para a instalação do equipamento tratado na referida norma.