Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Ex-radialista Genico é homenageado pela Câmara

Ex-radialista Genico é homenageado pela Câmara

por José Vander Viegas - Diretor de Comunicação CMD — publicado 29/11/2022 18h17, última modificação 29/11/2022 18h17
Projeto é de autoria do Vereador Wesley Jarbas

Foi realizada nesta terça-feira (29/11), a 73ª Reunião Ordinária, da 96ª Sessão Legislativa da 25ª Legislatura, da Câmara Municipal de Divinópolis, no Plenário Dr. Zózimo Ramos Couto, às 14h. Na Ordem do Dia, seis projetos constaram da pauta, sendo dois do vereador José Braz, dois de autoria da vereadora Lohanna França e dois do vereador Wesley Jarbas.

TRIBUNA LIVRE

Pronunciou na Tribuna Livre o Advogado, Professor e Delegado de Polícia aposentado, Dr. Domingos Sávio Calixto se inscreveu para falar sobre os delitos de ociosidade e omissividade no espaço urbano.

Dr. Calixto falou da necessidade de se resgatar o vínculo de civilidade de humanidade para as pessoas, especialmente as que estão em situação de moradores de rua. De acordo com o tribuno é necessário que se crie condições para que as pessoas não sejam abandonadas ao acaso, contribuindo para que as percam as condições de “Ser Humano”.

Informou da existência do Plano Nacional de Direitos Fundamentais das Pessoas em situação de rua e enfatizou a necessidade da sua aplicabilidade.

Ao final entregou ao Presidente Eduardo Print Jr. um relatório encaminhado à Comissão de Direitos Humanos da Câmara, contendo fotos que comprovam a situação degradante dos moradores de rua, para que os vereadores tomem as providências possíveis e necessárias.

ORDEM DO DIA

De início, foi aprovado o Projeto de Lei CM 119/2022, que institui no município de Divinópolis a Semana da Enfermagem, de autoria do vereador Zé Braz. De acordo com o autor do projeto, no decorrer da Semana da Enfermagem deverá ser dada ampla divulgação das atividades da enfermagem e posto em relevo a necessidade de congraçamento da classe e suas diferentes categorias profissionais, bem como estudados os problemas cuja solução possa resultar melhor prestação de serviço ao público.

Prosseguindo os vereadores aprovaram o PROJETO DE LEI CM Nº128/2022, que dispõe sobre a realização de curso de primeiros socorros e de prevenção de acidentes durante o acompanhamento pré natal, e o reforço dessas informações na maternidade e nas consultas de acompanhamento da criança recém-nascida, de autoria do vereador Zé Bráz.

Segundo a justificativa do vereador Zé Brás, “durante o pré-natal, seria feito um curso, com a participação de ambos genitores. Além disso, ainda na maternidade e posteriormente na consulta de seguimento do bebê seriam feitos reforços das principais informações de prevenção”.

Na sequência os vereadores aprovaram o Substitutivo ao PLCM 149/2022, de autoria da vereadora Lohanna França, que dispõe sobre a denominação da Praça 02 no bairro Residencial São Frei Galvão, neste município, com o nome de “Margarida Andrade de Oliveira.”

Segundo a justificativa da Vereadora “É com carinho que nos lembramos da senhora Margarida Andrade de Oliveira, também conhecida como “Vó Garida”. Ficou o legado, não só de uma mulher incrível e que tocou a vida de tanta gente, mas também de suas receitas, que até hoje são reproduzidas em buffets da cidade. Com certeza Dona Margarida deixou Divinópolis mais doce, mais saborosa”.

Ainda da Vereador Lohanna França os Vereadores aprovaram o substitutivo ao PMCM 150/2022, que dispõe sobre a denominação da Praça 04 no bairro Residencial São Frei Galvão, neste município, com o nome de “Georges José Pinto”.

Georges faleceu em 18 de janeiro de 2020, deixando um legado de amor pela educação, profissionalismo e zelo”, justificou a Vereadora.

Neste momento o Presidente Eduardo Print Jr. passou a condução dos trabalhos ao Vice-presidente Ademir Silva, para que o mesmo pudesse se dirigir para evento da Escola Estadual Dona Antônia Valadares, para participar da formatura dos alunos como paraninfo.

Prosseguindo, os vereadores aprovaram o PLCM 162/2022, de autoria do vereador Wesley Jarbas que denomina Genico Penha Laine a Rua Seis no Bairro Residencial Boa Vista, em Divinópolis.

De acordo com a justificativa da matéria “Genico trabalhou na rede ferroviária por 32 anos, onde era exemplo de assiduidade e profissionalismo.

Sempre foi um pessoa carismática, que se comunicava de uma forma impar, com todos os públicos e idades, sendo possuidor de uma voz possante, marcou sua presença na vida de milhares de pessoas, fazendo leituras em celebrações de missas, cultos, casamentos, em barraquinhas e missas sertanejas.

Durante muitos anos, trabalhando como radialista, chegava em vários lares de nossa Cidade e região. Era uma voz amiga, que com o seu programa“Genico Cidade e Sertão” levava informações e mensagens, as quais alegravam o coração e alma de seus ouvintes, enquanto os “brindava” com um maravilhoso repertório de “músicas raiz”.

Por fim, também de autoria do vereador Wesley Jarbas, foi aprovado o Projeto de Lei CM 163/2022, que denomina Fernando Caçapa a Rua Sete no Bairro Residencial Boa Vista, neste município.

De acordo com a justificativa do vereador Wesley Jarbas “Fernando Augusto de Castro, carinhosamente conhecido como“Fernando Caçapa” era natural de Divinópolis, se tornou um dos nomes de expressão na história do “futebol amador”de Divinópolis, destacando-se como um desportista nato.

Após encerrar a sua carreira como jogador, buscou outros caminhos, pois o esporte, sempre fez parte do seu DNA; sendo assim, graduou-se como árbitro de futebol, e na sequência, foi o fundador da AAD – Associação de Árbitro deDivinópolis, onde atuou como Presidente por 10 anos.”