Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Festa de Nossa Senhora Aparecida se torna patrimônio cultural imaterial

Festa de Nossa Senhora Aparecida se torna patrimônio cultural imaterial

por Dircom-CMD — publicado 04/04/2024 17h19, última modificação 04/04/2024 17h19
Promotor de justiça usa Tribuna para abordar caminhada “Todos Contra Pedofilia”

Buscando valorizar a cultura e religião no município e região, o projeto de lei CM- 172/2023, foi aprovado e torna patrimônio cultural imaterial de Divinópolis a Festa de Nossa Senhora Aparecida. Ele foi um dos 7 projetos aprovados durante a 17ª Reunião Ordinária da 98ª Sessão Legislativa da 25ª Legislatura realizada nesta quinta (4), no plenário da Câmara Municipal de Divinópolis.

De autoria do Vereador Breno Júnior (Novo), PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° CM 172 /2023 reconhece a Festa de Nossa Senhora Aparecida como patrimônio cultural imaterial de Divinópolis. Católico, e muito atuante na referida paróquia, o Vereador descreveu na justificativa toda a relevância histórica, cultural e religiosa da Festa da Padroeira do Brasil.

“Essa é uma das maiores festas da região centro-oeste e nosso intuito é perpetuá-la trazendo um cunho cultural muito grande para a nossa cidade, por isso, estou muito feliz vendo esse sonho se concretizar”, comentou o Vereador Breno Júnior.

 

TRIBUNA LIVRE

Na Tribuna Livre, o Promotor de Justiça Carlos José Fortes (Casé) falou sobre a caminhada: Todos contra a pedofilia. “Sou promotor de Justiça há quase 33 anos, e nos últimos 18 anos trabalho na área da Justiça em defesa da criança e do adolescente. Não se passa um dia sem recebermos notícias e denuncias envolvendo crianças e adolescentes. Por isso, hoje vim aqui pra agradecer a Lei de iniciativa do vereador Ademir que apoia a presença dos estudantes durante a caminhada ‘Todos contra a Pedofilia’, dentro do período letivo. E quero também fazer um convite para a população, demais autoridades públicas e os Vereadores à participar no dia 17 de Maio de 2024 da caminhada Todos contra a Pedofilia” reforçou o promotor Casé.

 

ORDEM DO DIA

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA N° CM 172 /2023, que dispõe sobre o reconhecimento da Festa de Nossa Senhora Aparecida como patrimônio cultural imaterial realizada dos dias 03 a 12 de Outubro no Santuário Diocesano de Nossa Senhora aparecida no Bairro Bom Pastor. Autor: Breno Júnior. APROVADO POR 10 VOTOS FAVORÁVEIS.

PROJETO DE LEI CM Nº 07/2024, que denomina “José Lúcio dos Santos” a “Rua B”, no Residencial Serrano, neste Município. Autor: Josafá Anderson. APROVADO POR 10 VOTOS FAVORÁVEIS.

PROJETO DE LEI CM N° 033/2024, que denomina “Matheus Henrique Carvalho” o Complexo Esportivo localizado no bairro Icaraí, neste Município. Autor: Ney Burguer. APROVADO POR 10 VOTOS FAVORÁVEIS.

PROJETO DE LEI CM Nº 035/2024, que dispõe sobre a denominação da Rua 14, no Bairro Savassi e Prolongamento Savassi, neste Município, com o nome de "Teresinha Ferreira Costa”. Autor: Breno Júnior. APROVADO POR 10 VOTOS FAVORÁVEIS.

 

RETIRADOS DE PAUTA

PROJETO DE LEI Nº CM 106/2023, que cria as diretrizes para a implantação da Política Municipal de Incentivo ao Futebol Feminino - FUTFEM, no âmbito do Município de Divinópolis. Autor: Roger Viegas. RETIRADO DE PAUTA.

PROJETO DE LEI Nº CM-024/2024, que denomina “Rua Luís Alberto Ferreira”, a “Rua 16”,situada no Bairro Savassi. Autor: Edsom Sousa. PREJUDICADO.

PROJETO DE LEI CM Nº 26/2024, que denomina “Galeno Teles” a “Rua 02”, no Bairro Savassi, neste Município. Com EMENDA CM Nº 08/2024, ambas proposições de autoria do Vereador Lauro Capitão América. PREJUDICADO.