Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Folia de Reis Nossa Senhora do Rosário se apresenta na Câmara

Folia de Reis Nossa Senhora do Rosário se apresenta na Câmara

por José Vander Viegas - Diretor de Comunicação — publicado 04/01/2023 18h20, última modificação 04/01/2023 22h17
Evento resgata a tradição e fé católica.

Tendo como embaixador o Sr. Marim Severino, a Folia de Reis Nossa Senhora do Rosário se apresentará na Câmara Câmara Municipal de Divinópolis, nesta próxima sexta-feira (6), Dia Reis, a partir das 16:30h.

O presidente Eduardo Print Júnior, que é católico e devoto desta tradição, estará presente para receber a Bandeira de Santo Reis e os foliões, e oportunamente, convida a todos para se fazerem presentes na Câmara Municipal, neste momento de fé e de valorização das festas populares.

A apresentação das danças será no Espaço GTO (em frente ao Plenário).

A Folia de Reis de Nossa Senhora do Rosário foi fundada pelo Sr. Marim Severino há mais de 15 anos, com a finalidade de arrecadar donativos para a construção da igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Bairro Interlagos, em Divinópolis.

Com a ajuda da Folia e da comunidade, Sr. Marim, que era presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário conseguiu erguer o prédio da Igreja. “Graças a Deus conseguimos deixar a Igreja em pé”, afirmou o Sr. Marim, se alegrando pelo feito.

Dez pessoas integram a Folia de Reis de Nossa Senhora do Rosário, que tem da família, além do Sr. Marim, no violão e voz solo, também suas duas irmãs, Laudalina e Maria Antônia que cantam, e ainda tocam pandeiro e reco-reco. Já a marcante sanfona é tocada pelo Pedrinho, amigo de muitos anos do líder.

Falando sobre as apresentações da “sua” folia de reis, o Sr. Marim disse que além da Câmara Municipal de Divinópolis, que é neste dia 6; eles irão se apresentar no dia 8, às 10h junto ao Presépio, na Praça da Locomotiva, no Bairro Esplanada, onde terão um almoço com presença de outros grupos. Já parte da tarde, neste mesmo dia, estarão no Santuário de Santo Antônio, às 14h, em missa celebrada pelo Frei Leonardo.

Ainda de acordo com o Sr. Marim, o seu grupo de folia ainda irá se apresentar no dia 22, na Igreja de São Sebastião, no Bairro Afonso Pena, em celebração também dirigida por Frei Leonardo. Contudo, de acordo o embaixador Marim, a partir do dia 6 de janeiro a folia passa a ser denominada "Folia de São Sebastião" e não mais folia de reis, como determina a tradição.

FOLIA DE REIS

"Folia de Reis, Companhia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis é uma manifestação católica, cultural e festiva, classificada sobretudo no Brasil como manifestação folclórica, comemorativa da festa religiosa da Epifania do Senhor ou Teofonia, que se caracteriza por celebrar a Adoração dos Magos ao nascimento de Jesus Cristo".(Wikipédia)