Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Placas fotovoltaicas poderão cobrir espelho d’água

Placas fotovoltaicas poderão cobrir espelho d’água

por Marcela Knupp publicado 16/06/2023 14h10, última modificação 16/06/2023 14h43
Audiência Pública debate poluição ambiental pela CEMIG em barragem

A instalação de placas fotovoltaicas que poderão cobrir parte do espelho d’água do Lago da Roseiras, na Barragem de Cajuru, pegou muita gente de surpresa. O projeto, que foi elaborado pela área de Inovações da CEMIG, gestora da hidrelétrica, foi apresentado ao Município de Divinópolis sem passar por nenhuma discussão com a sociedade civil organizada ou mesmo órgãos públicos ligados ao meio ambiente, turismo ou preservação paisagística e patrimonial.

Para evitar avanços do projeto sem o devido acompanhamento das autoridades, ambientalistas e população em geral, o Vereador Rodyson do Zé Milton convocou uma audiência pública para a próxima segunda-feira (19), às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal. O evento é aberto ao público que poderá se inscrever para apresentar seus questionamentos. Também foram convidados representantes de vários órgãos ligados ao tema.

“É fundamental a participação de todos os interessados. O Lago das Roseiras tem um papel importantíssimo para a população de Divinópolis e cidades que também fazem fronteira com o lago como Carmo do Cajuru e Cláudio. Trata-se de um projeto que irá impactar severamente nas atividades daquele local afetando diretamente o lazer, esportes aquáticos e turismo. Também estamos preocupados com o impacto econômico”, destaca Rodyson do Zé Milton. O Vereador ainda destacou que é necessário entender como as placas fotovoltaicas irão funcionar, por exemplo, quando acontecer as trombas d’água, afinal de contas a represa tem o papel de funcionar como reservatório estacional para contenção, ou seja, segurar a água para evitar problemas mais sérios rio a baixo.

“O principal impacto é para o fato de as placas cobrirem o lago, o que inviabiliza a utilização de barcos e outros equipamentos. É também um golpe duro para aquelas pessoas que procuram o local para acampar e passar seus momentos de lazer aos finais de semana ou mesmo em datas específicas, como o Carnaval”, ressalta o Vereador Rodyson. Preocupado com a questão ambiental, o Vereador também destaca que “existe um estudo de setembro de 2020, da Comissão Europeia de Impacto Ambiental, que alerta para os efeitos em relação à penetração de luz no corpo d’água mas que, na segunda-feira, teremos a oportunidade de questionar a CEMIG sobre todos esses assuntos”, finaliza.