Legislativo apoia combate ao crime organizado na região

por Liziane Ricardo - Assistente de Comunicação — publicado 29/09/2025 15h05, última modificação 29/09/2025 15h05
Polícia Civil inaugura Laboratório de Tecnologia contra lavagem de dinheiro

 

Um laboratório de tecnologia estruturado para combater o crime de lavagem de dinheiro em Divinópolis e em outras cinquenta cidades da região Centro-Oeste de Minas Gerais, foi inaugurado na última sexta-feira (26), na sede do 7º Departamento de Polícia Civil em Divinópolis. 

A inauguração contou com o apoio da Câmara Municipal de Divinópolis, por meio do Presidente Israel da Farmácia (Progressistas), além da presença do Vereador Presidente da Comissão de Segurança Pública – Wesley Jarbas (Republicanos) e do Vereador Presidente da Comissão de Justiça Anderson da Academia (Republicanos).

A estruturação do setor contou a ampliação da sede do 7º Departamento de Polícia Civil que implementou o laboratório de tecnologia através de uma união do Poder Público que se empenhou em buscar recursos por meio de Emenda Parlamentar do Deputado Estadual – Eduardo Azevedo no valor de R$ 300 mil. “Enquanto vereador fiz parte da Comissão de Segurança Pública, assim como hoje atuo na Comissão da Assembleia Legislativa, e reafirmo que lá nos estamos trabalhando muito para investir em equipamentos para que as forças de segurança cresçam e deixem de ser sucateadas. Investir nesse laboratório nos traz a certeza que estamos ajudando a desmantelar grandes organizações criminosas que destroem a vida de muitas famílias brasileiras”, afirmou o deputado Eduardo Azevedo.


De acordo com a Delegada Geral da Polícia Civil de Minas Gerais Letícia Gamboge, a Polícia judiciária foi a primeira no país a criar sua própria Rede Estadual de Laboratórios de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) com o objetivo de fortalecer essa estratégia de enfrentamento às organizações criminosas. “Atualmente a instituição já conta com 27 laboratórios operando em diferentes regiões do Estado, além de uma unidade avançada na capital. Hoje inauguramos essa unidade em Divinópolis e já estamos com outros cinco em fase de implementação” informou a Delegada Geral.

 

O laboratório de tecnologia será coordenado pelo Delegado Wesley de Castro que apresentou para as autoridades a equipe de policiais que estarão nos bastidores das investigações atuando dentro do laboratório da Polícia Civil. “A segurança pública é feita de pessoas, e esses profissionais merecem ser reconhecidos pelo importante trabalho que irão desenvolver aqui. Esse espaço representa uma grande evolução nas investigações da Polícia Civil” explicou o delegado.


Esse tipo de unidade especializada permite o tratamento de grandes volumes de informações, com foco no bloqueio de ativos financeiros e no enfraquecimento do capital ilícito que sustenta o crime organizado. Para facilitar esse avanço, a Polícia Civil investe na capacitação dos servidores e na aquisição de sistemas, técnicas equipamentos e procedimentos atualizados, qualificando ainda mais as investigações voltadas ao combate às organizações criminosas. “O objetivo desse laboratório é investigar e retirar (sequestrar) os bens das organizações criminosas, fazendo o bloqueio financeiro, e a partir desse bloqueio a justiça fará a reversão do dinheiro para a aquisição de equipamentos e ferramentas de trabalho para a Polícia Civil”, confirmou Flávio Destro – Delegado Chefe do 7º Departamento da Polícia Civil em Divinópolis.

Na oportunidade, o Presidente da Câmara Israel da Farmácia parabenizou a Polícia Civil pela conquista do laboratório de tecnologia que será mais uma ferramenta para combater o crime organizado em Divinópolis e também das cidades próximas na região. “A Câmara Municipal mais uma vez é parceira das forças de segurança, acredito que essa união dos poderes é que faz a prestação de serviços para a população obter bons resultados. Esse laboratório é mias uma ganho para segurança dos divinopolitanos”, finalizou Israel da Farmácia. Quem também comemorou a iniciativa foi o Presidente da Comissão de Segurança da Câmara Wesley Jarbas, “é muito importante uma cidade do porte de Divinópolis ter esse laboratório de tecnologia agregando o trabalho de investigação da Polícia Civil” finalizou o vereador Wesley Jarbas.

A cobertura fotográfica completa está disponível no flickr .