Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Loja Maçônica Libertas é declarada de Utilidade Pública

Loja Maçônica Libertas é declarada de Utilidade Pública

por José Vander Viegas - Diretor de Comunicação CMD — publicado 08/11/2022 17h45, última modificação 09/11/2022 12h27
Vereador Edsom Sousa é o autor da proposta de lei

Foi realizada nesta terça-feira (08/11), no Plenário Dr. Zózimo Ramos Couto, às 14h, a 68ª Reunião Ordinária, da 96ª Sessão Legislativa da 25ª Legislatura, da Câmara Municipal de Divinópolis. Na ordem do dia, três projetos constaram na pauta. Dois de autoria do vereador Rodrigo Kaboja e um do vereador Edsom Sousa. Ao final, foi incluído mais um projeto do vereador Edsom.

Tribuna Livre

Isabel Maria de Sousa, usou o espaço da Tribuna Livre da Câmara para falar sobre os Agentes Comunitários de Saúde e Endemia do Município de Divinópolis, categoria da qual é servidora e representante.

A tribuna reclamou do tratamento dispensado pelo Prefeito Gleidson Azevedo à categoria dos Agentes de Saúde e Endemia, no que se refere aos salários atrasados e à reposição salarial definitiva, através da mudança de IGH, no plano salarial da Prefeitura.

De acordo com a servidora o Prefeito além de não acatar a reivindicação dos servidores e pagar os salários devidos, os atacou, os chamando de “laranja podre”, em postagem nas redes sociais, demonstrando assim, total desprezo à categoria.

Ordem do Dia

De início, foi aprovado pelos vereadores o PLCM-139/2022, que denomina “Marlene Ribeiro de Melo” a Rua “Sete”, no Bairro Expansão Jardim Capitão silva (2º Prolongamento), neste Município; de autoria do vereador Rodrigo Kaboja.

De acordo com a justificativa do Vereador Kaboja, “Marlene Ribeiro de Melo era natural de Carmo da Mata-MG. Foi casada com José Flores de Melo era mãe de cinco filhos e avó de oito netos. Católica, Cursilhista, foi diretora do Jardim de Infância Olinto Diniz em Carmo da Mata, nos anos 60 e educadora nas “Escolas - Classe” em Brasília-DF, na década de 90.

Posteriormente, mudou-se para Divinópolis e atuou como Professora de Religião e Educação Moral e cívica, nas escolas Joaquim Nabuco e Padre Mathias Lobato, onde colaborou fortemente na formação dos alunos a ela confiados. Foi também palestrante em diversos cursos e eventos Sociais e Católicos das “Obras Sociais Diocesana”.

Em seguida, a pedido do autor, Vereador Edsom Sousa, o Presidente Print Júnior retirou da pauta o PLCM-143/2022, que denomina “Amilton Antônio Beirigo”, a Praça “Um”, situada no Bairro Residencial Boa Vista, neste Município.

Na sequência, os Vereadores aprovaram o PLCM-145/2022, que denomina “Janete Terezinha Lopes Pereira” a Rua “Um”, no Bairro Erminópolis, neste Município; de autoria do vereador Rodrigo Kaboja.

Segundo a justificativa do Vereador kaboja , “Janete Terezinha Lopes Pereira nasceu em Santo Antônio dos Campos em 23 de março de 1966. Filha do Senhor Pedro Joaquim Lopes e da Senhora Terezinha Maria da Silva, não conheceu a sua mãe que veio a óbito logo após o seu nascimento.

Janete Terezinha foi aluna do Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração, onde habilitou- se no ano de 1989 na 3ª Série do 2°grau em Magistério de 1° grau. Aos 16 de janeiro de 1995 tomou posse na prefeitura de Divinópolis no cargo de professora I, trabalhando primeiramente na escola localizada na comunidade rural de Posse, cerca de 4 km de Santo Antônio dos Campos. Em seguida, foi transferida para o então Pré-Escolar Antônio Policarpo que funcionava em Santo Antônio dos Campos. Com a fusão do Pré-Escolar com os alunos dos 4 primeiros anos do Ensino Fundamental, foi construída a escola Professora Veneza Guimarães de Oliveira, e tanto Janete quanto os demais professores do Pré-escolar Antônio Policarpo foram transferidos para a nova escola. Trabalhou um curto período na Escola Douglas Miguel Vilela em Divinópolis. Voltou para Santo Antônio dos Campos e iniciou suas atividades no CMEI José Clementino Filho, onde foi Educadora e também Diretora por dois mandatos: 2011 a 2013 e 2014 a 2016 . Aposentando-se da Prefeitura de Divinópolis em julho de 2017, faleceu em 2021, deixando saudades e o exemplo da pureza do bem e dos bons serviços prestados à comunidade divinopolitana”.

Inclusão na Pauta

Com aprovação do Plenário, o Presidente Print Júnior incluiu na pauta o Projeto de Lei Nº CM138/2022, que declara de utilidade pública a Augusta e Respeitável Loja Maçônica Libertas nº 369, com sede e foro neste Município; de autoria do Vereador Edsom Sousa. Colocado em votação, foi o mesmo aprovado por unanimidade dos vereadores presentes.

Segundo a justificativa do Vereador Edsom Sousa “ a Augusta e Respeitável Loja Maçônica Libertas nº 369, fundada em 18 de setembro de 2017, vem cooperando categoricamente para o crescimento social, filantrópico e educacional de Divinópolis, realizando diversas ações sociais e filantrópicas, trazendo mais dignidade e desenvolvimento ao nosso município. Desta forma, a declaração de utilidade pública para a instituição possibilitará que a mesma amplie o seu raio de ações sociais; tão importantes e impactantes em nossa cidade”.