Mais dois projetos foram aprovados na 55ª Reunião

por Liziane Ricardo- Assistente de Comunicação — publicado 18/09/2025 17h35, última modificação 18/09/2025 17h35
Mesa Diretora amplia horário do protocolo eletrônico de documentações da Câmara

 

Os Vereadores da Câmara Municipal de Divinópolis realizaram na tarde desta quinta-feira (18), a 55ª Reunião Ordinária da 26ª Legislatura. Dois projetos de leis estavam aptos para apreciação e votação dos vereadores na pauta da Ordem do Dia. Na Tribuna Livre, a cidadã Doralice Barbosa, falou sobre Associação e situação do bairro Porto Velho.
“Hoje vim informar a todos que o Conselho Comunitário do Porto Velho fez uma eleição legal em 2021 e foi necessário entrarmos com uma ação judicial já que houve uma eleição paralela. Nós vencemos a ação e agora que saiu a decisão vim trazer essa notícia para todos os interessados. Já com relação aos problemas do bairro Porto Velho, um dos assuntos é sobre a retirada do ônibus que circulava dentro do bairro, e que precisamos que a linha retorne seu trajeto. Também precisamos de melhorias no trânsito que tem um fluxo muito alto na região que irá contribuir com a segurança dos pedestres e dos comerciantes”, frisou a cidadã. 

Passados os pronunciamentos dos vereadores, o Presidente Israel da Farmácia (Progressistas), iniciou o processo de votação dos projetos na Ordem do Dia. A primeira proposição debatida foi a alteração da redação na Resolução nº 568 por meio do Projeto de Resolução nº CM: 05/2025 que ampliará o horário de protocolo eletrônico das documentações legislativas e administrativas da Câmara de Divinópolis que era encerado às 18 horas e com a votação e aprovação deste projeto, se estenderá até as 23:59 do último dia do prazo. “Esse é um projeto interessante que amplia o nosso horário de trabalho, isso em relação a protocolar indicações, pareceres, projetos, emendas atendendo o prazo regimental. Os assessores e vereadores que estiverem fora da Câmara e precisarem efetuar o protocolo online terão até o final do dia para fazer com a aprovação desse projeto que passa de 18h para até as 23:59 horas”, explicou Israel da Farmácia.

 

O Segundo projeto apreciado em plenário nesta quinta-feira, foi o CM Nº 136/2025 de autoria da vereadora Ana Paula do Quintino que denomina “Izaura Teixeira Bueno”, a Rua 1, localizada entre as ruas Ferroviário Anísio Viriato e Omar Ferreira da Costa, no bairro São Judas Tadeu em Divinópolis. “Esse é o meu segundo projeto esse ano de denominação de rua, e quero contar a eternizar na história de Divinópolis, o legado da Izaura que era querida por onde passava. Trabalhando como costureira, descobriu nas roupas uma verdadeira paixão. Seu talento lhe proporcionou trabalhar em grandes empresas da cidade. Venceu, em 2014, um aneurisma seguido de diversas paradas cardíacas. Nem ficar acamada nem estar em uma cadeira de rodas a desmotivaram a lutar. Triunfou sobre todas as dificuldades e voltou a viver uma vida normal ao lado de seus dois filhos. Sua vida deixa um legado de amor, carinho e resiliência. Mostrou, acima de tudo, que não há idade para realizar nossos sonhos”, contou a vereadora Ana Paula. 


Ordem do dia 

 PROJETO DE RESOLUÇÃO nº CM: 05/2025, que altera a redação do art. 5º, da Resolução nº 568, de 18 de junho de 2024 que dispõe sobre os processos legislativo e administrativo eletrônicos no âmbito da Câmara Municipal de Divinópolis, e regulamenta o Título VII, da Resolução nº 392, de 23 de dezembro de 2008, e o art. 46, §§2º e 3º, da Lei Orgânica do Município de Divinópolis, em conformidade com a Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação). Autoria Mesa Diretora. APROVADO POR 14 VOTOS FAVORÁVEIS.

 

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA CM Nº 136/2025, denomina“Izaura Teixeira Bueno”, a Rua 1(um), localizada entre as ruas Ferroviário Anísio Viriato e Omar Ferreira da Costa, no bairro São Judas Tadeu neste Município. Autoria Vereadora Ana Paula do Quintino. APROVADO POR 14 VOTOS FAVORÁVEIS.