Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Mais uma oitiva é realizada pelas Comissões

Mais uma oitiva é realizada pelas Comissões

por Marcela Knupp - Coordenadora de Comunicação CMD — publicado 01/10/2021 15h14, última modificação 01/10/2021 15h14
Fechamento do Centro de Convivência Municipal Salviano Avellar segue sendo investigado pelas Comissões da Câmara Municipal de Divinópolis

As Comissões designadas para acompanhar a situação do Centro de Convivência Municipal Salviano Avellar, Comissões de Educação, bem como a de Assistência Social e a de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Divinópolis, se reuniram nessa semana para mais uma oitiva. Dessa vez, os vereadores estiveram na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Divinópolis (APAE).

Na oportunidade, estiveram presentes os parlamentares Ademir Silva, Ana Paula do Quintino, Ney Burguer, Wesley Jarbas e a Procuradora Geral da Câmara, Karoliny Faria, na presença do Diretor Institucional da Associação, Júlio César Santos.

Ao iniciar a oitiva, quem conduziu os trabalhos na presidência foi o vereador Ademir Silva, tendo em vista que a Presidente das Comissões, Ana Paula do Quintino, foi nomeada embaixadora da APAE recentemente e, por isso, a mesma preferiu, por uma questão ética, passar a condução dos trabalhos para Ademir.

Os membros das Comissões visitaram as dependências da APAE e os serviços oferecidos na Associação. Na ocasião, foi constatado que, até o momento, o local foi o que mais acolheu e hoje antede os usuários do Centro de Convivência Municipal Salviano Avellar.

“Foi uma visita muito positiva, onde pudemos constatar todas as ações da APAE e o acolhimentos dos mais necessitados, com o fechamento do Centro de Convivência. Após analisar a oitiva, vamos tomar as providências cabíveis para que a situação dos usuários seja resolvida”, declarou Ademir.

Após a reunião, foi decidido pelas Comissões que, mais duas oitivas serão realizadas, para que seja elaborado um relatório com as informações necessárias para o fechamento do caso.

“Estamos quase terminando nossa missão neste caso e a avaliação que faço é super positiva. Todas as pessoas e instituições que convidamos tem aparecido e dado as devidas informações, clareando nossas dúvidas. Esperamos que ao final possamos de fato esclarecer o motivo do fechamento do Centro de Convivência Municipal Salviano Avellar e onde estão seus usuários atualmente”, declarou Ana Paula do Quintino.

RELEMBRE O CASO

Em agosto de 2021, a cidadã Helena usou a Tribuna Livre da Câmara para falar como representante do Centro De Convivência Municipal Salviano Avellar, relatando as dificuldades vividas e o triste fechamento do Centro. Vários usuários do local estiveram no plenário, com faixas e pedido de ajuda, para o retorno das atividades.

O Centro De Convivência Municipal Salviano Avellar é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, destinado às pessoas com deficiência intelectual com idade acima de 21 anos. O espaço foi criado pela Lei Municipal 6.433/2006 e visa à proteção social básica por meio de ações preventivas que reforçam convivência, socialização, acolhimento, inserção e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.