Melhorias para trânsito e mobilidade urbana são discutidas na Câmara

por Flávia Brandão - Coordenadora de Comunicação — publicado 07/10/2025 10h50, última modificação 07/10/2025 13h56
2ª Conferência de Mobilidade Urbana trouxe respostas a reivindicações dos cidadãos e abriu espaço para novas demandas

A Câmara Municipal de Divinópolis, a pedido da Comissão de Administração Pública, Infraestrutura, Serviços Urbanos e Desenvolvimento Econômico, realizou, ontem (06), a 2ª Conferência de Mobilidade Urbana. O objetivo foi trazer respostas às reivindicações da população apresentadas na 1ª Conferência, realizada em maio, além de abrir espaço para novas solicitações de melhorias para o trânsito e acessibilidade no município.

A audiência foi conduzida pelo presidente da Comissão de Administração Pública, vereador Josafá Anderson (Cidadania), juntamente com vereador Walmir Ribeiro (PL), membro da Comissão. Também estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador Israel da Farmácia (Progressistas), e o vereador Matheus Dias (Avante). Representando o Executivo, participaram o secretário de Trânsito, Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Settrans), Lucas Estevam, e o diretor de Políticas Urbanas da Secretaria de Planejamento Urbano, Raul José. O Consórcio Transoeste foi representado pelo gerente da Trancid, Mauro Cunha.

Durante a conferência, integrantes do Grupo Superação, formado por pessoas com deficiência (PCDs), relataram diversas dificuldades enfrentadas no dia a dia tanto nas vias públicas como em edificações comerciais, como: calçadas irregulares; banheiros adaptados utilizados como depósitos em supermercados; falta de espaço para cadeirantes em agências bancárias; e problemas recorrentes no transporte coletivo, como a recusa de motoristas em acionar o elevador, ausência de cintos de segurança e falhas na manutenção dos veículos, etc.

Também foi sugerida por cidadãos presentes no debate mais ações de conscientização e fiscalização por parte do Executivo, diante do alto número de acidentes de trânsito com vítimas fatais em Divinópolis.  

O gerente da Trancid, Mauro Cunha, ressaltou que o diálogo com os usuários do transporte coletivo durante a 2ª Conferência foi franco e produtivo, pontuando que todas as denúncias são acolhidas com seriedade e devida apuração. O representante disse que a empresa trabalha diariamente para melhorar o serviço, através de substituição dos ônibus, acionamento de técnicos para devida manutenção, treinamentos de equipes. Citou ainda que todas as reclamações são tratadas com transparência, com monitoramento da Settrans. Mauro orientou que os cidadãos registrem as reclamações pelos canais oficiais, como o telefone da Trancid, 3222-6788, ou através da Settrans para devida apuração dos casos.

Cartilha
O diretor de Políticas Urbanas da Secretaria de Planejamento Urbano, Raul José,  explicou que a pasta também é responsável pela fiscalização da mobilidade urbana, atuando na aprovação de projetos que devem contemplar acessibilidade e na emissão de alvarás para edificações de uso público. Segundo o diretor, os fiscais  acompanham tanto as calçadas quanto as construções, assegurando que atendam às exigências. O diretor ressaltou que a cidade ainda precisa de muitas melhorias nesse aspecto e destacou que a Secretaria está desenvolvendo, em parceria com a Settrans, uma cartilha para orientar a população sobre a execução correta de calçadas, ajudando a superar dificuldades na elaboração e implantação dos projetos de acessibilidade. “A intenção é que essa cartilha venha para quebrar algumas dificuldades da implantação da acessibilidade dentro das nossas calçadas urbanas”, afirmou.

Região Central
O secretário de Trânsito, Lucas Estevão, esclareceu que busca realizar todas as solicitações, dentro das condições da pasta, principalmente orçamentárias. Pontuou que com foco em trazer melhorias para o trânsito de Divinópolis será realizado um replanejamento da região central, finalizando o Sistema Binário, transformando várias ruas em mão única. As mudanças incluem vias como Sergipe, Ceará, Amazonas, Maranhão, Bahia, João Notini e Paraíba. “Essa é uma reorganização da região central, que está dentro do nosso plano de governo do prefeito Gleidson e que precisamos executar. Pretendemos ainda em 2025 fazer essas modificações, às vezes, não na sua totalidade, mas dentro do maior número possível de ruas”, disse.

Balanço
Ao fazer um balanço do debate, o vereador Josafá Anderson destacou os avanços positivos obtidos com a realização da 2ª Conferência. “Hoje foi já relatado pela Settrans as modificações, que foram requisitadas na primeira conferência, que é a mão única na João Notini, Maranhão e outras vias. Tratamos também de acessibilidade – a mobilidade urbana, algumas pessoas acham que é somente carro – mas nós tratamos de calçadas, das pessoas com necessidades especiais, então foi uma segunda conferência melhor do que a primeira, porque ela trouxe resultados”, afirmou.

O parlamentar reforçou que a próxima etapa será a elaboração da ata da conferência e o envio das demandas à Settrans, além do planejamento para a realização da 3ª Conferência de Mobilidade Urbana, dando continuidade ao debate sobre as melhorias necessárias para a cidade.

Clique aqui e confira o vídeo na íntegra da 2ª Conferência Municipal de Mobilidade Urbana no Youtube da TV Câmara.