Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Nota de Pesar

Nota de Pesar

por Flávio Ramos - Secretário Geral CMD. — publicado 11/04/2024 15h13, última modificação 11/04/2024 15h13

É com profundo pesar que a Câmara Municipal de Divinópolis, representada pelo Presidente Vereador Israel da Farmácia e demais vereadores da 25ª Legislatura, presta seu tributo à vida e ao legado de Vinícius Raimundo Peçanha, ilustre filho desta cidade, que nos deixou neste dia 11 de abril.
Nascido em 22 de janeiro de 1943, Vinícius Peçanha dedicou sua existência à preservação e promoção da cultura popular, deixando um legado inestimável para as presentes e futuras gerações divinopolitanas.
Advogado formado na primeira turma de Direito da FADOM, Vinícius Peçanha foi uma figura multifacetada, desempenhando diversos papéis na sociedade, incluindo administrador, ex-promotor de justiça, historiador, folclorista e capoeirista. Sua paixão pela cultura o levou a explorar o folclore, resultando em obras literárias que celebram o Reinado em Divinópolis e em toda Minas Gerais.
Como músico, violonista e compositor, Vinícius encantou plateias e deixou sua marca indelével no cenário musical. Sua participação no Festival da Canção em 1967, transmitido pela TV Tupi e Itacolomi, o projetou nacionalmente, demonstrando seu talento excepcional.
Além de suas contribuições para as artes, Vinícius era um defensor incansável das tradições mineiras e dos valores do interior. Sua passagem pela Academia Divinopolitana de Letras, ocupando a cadeira nº 14, foi marcada por sua dedicação à preservação e divulgação do patrimônio cultural da região. Como professor de francês e música, compartilhou seu conhecimento e paixão com muitos alunos ao longo dos anos.
Neste momento de luto, expressamos nossas sinceras condolências à família, amigos e admiradores de Vinícius Raimundo Peçanha. Que seu espírito permaneça vivo em nossos corações, e que sua luz continue a brilhar através de sua valiosa contribuição para nossa cidade e nossa cultura.
Presidente Vereador Israel da Farmácia Câmara Municipal de Divinópolis.