Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Nota de Pesar por Irmã Aleira Queiroga Couto

Nota de Pesar por Irmã Aleira Queiroga Couto

por Marcela Knupp publicado 15/07/2023 14h05, última modificação 17/07/2023 16h50
Irmã Aleira Queiroga Couto foi professora e diretora do Instituto de Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus, uma das mais importantes instituições de ensino e escola católica em Divinópolis.
O Presidente em substituição da Câmara Municipal de Divinópolis, Israel Mendonça, representando os Vereadores da 25° Legislatura, manifesta profundo pesar pelo falecimento da Irmã Aleira Queiroga Couto que foi professora e diretora do Instituto de Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus, uma das mais importantes instituições de ensino e escola católica em Divinópolis. Aos parentes e às religiosas da Congregação a que pertencia Irmã Aleira nossa solidariedade na certeza que ela está sentada hoje ao lado do Deus Pai Todo Poderoso.
Irmã Aleira fazia parte da Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração. As irmãs vieram para Divinópolis em janeiro de 1937, a convite da Prefeitura do Município, indicada pelos Franciscanos para assumirem a Escola Normal e a Santa Casa. As quatro primeiras eram estrangeiras, duas Belgas e uma Italiana, uma Holandesa. No ano seguinte, assumiu a direção do Colégio, uma irmã brasileira, a irmã Maria Valéria, que deu impulso à escola e começou a construção do prédio que ainda hoje abriga o Instituto do Sagrado Coração de Jesus.

Na Santa Casa permaneceram até o encerramento de suas atividades, e as Irmãs passaram a dirigir o Lar dos Idosos até a década de 1990. Por volta de 1952, as irmãs assumiram a direção da Vila Vicentina, no bairro Niterói, encerrando esta atuação em 2023.