Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / NOTA DE REPÚDIO - Invasão neonazistas

NOTA DE REPÚDIO - Invasão neonazistas

por Flávio Ramos - Secretário Geral da Câmara — publicado 11/02/2022 12h35, última modificação 11/02/2022 12h34
Invasão virtual por neonazistas na 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial/Divinópolis-MG

A Câmara Municipal de Divinópolis repudia veementemente a invasão hacker, no dia 10 de fevereiro de 2022, que postou símbolos nazistas durante realização da Conferência de Igualdade Racial do Conselho Municipal da Igualdade Racial de Divinópolis.

O Presidente da Câmara Municipal, Eduardo Print Jr, em nome dos Vereadores de Divinópolis, manifestou sua indignação e considerou deplorável este ato revoltante que exalta o mais degradante comportamento de uma forma do fascismo que despreza a democracia, o sistema parlamentar e cultua o racismo e o antissemitismo.

'Parafraseando Ulisses Guimarães, vivemos numa nação que tem ódio e nojo do nazismo, fascismo e das ditaduras que oprimem e excluem raças, credos e segmentos minoritários ou valorizam a eugenia", disse Print Jr.

A referida Conferência está sendo organizada pelo Compir (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial) de Divinópolis e é resultado do esforço coletivo de várias pessoas engajadas na promoção da igualdade racial e na discussão de temas relacionados ao racismo, violência e intolerância religiosa. Certamente, a Conferência é um marco na luta por direitos e enfrentamento das desigualdades raciais e socioeconômicas na cidade mineira de Divinópolis.

A Conferência está ocorrendo em ambiente virtual e a invasão por neonazistas é um dos sintomas da progressiva deterioração do Estado Democrático de Direito e dos contínuos ataques aos direitos humanos no Brasil.

O nazismo marcou negativamente a história da humanidade como um movimento racista, nacionalista, antissemita e eugenista que deflagrou a Segunda Guerra Mundial e arquitetou o Holocausto (Shoah), extermínio sistemático e industrializado de mais de seis milhões de judeus, além de pessoas com deficiência, comunistas, negros, opositores políticos, prisioneiros de guerra e testemunhas de Jeová, entre outros.

Após esse conflito mundial, foram elaborados diversos tratados internacionais e legislações nacionais com a finalidade de evitar e enfrentar movimentos totalitários e racistas. Por esses motivos e por serem expressões de violência e preconceito, as manifestações neonazistas são inaceitáveis e não devem ser toleradas ou confundidas com a liberdade de expressão.

As entidades signatárias reafirmam seu compromisso com os direitos humanos e a democracia, prestam solidariedade ao Compir de Divinópolis, seus integrantes e aos organizadores e participantes da 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial/Divinópolis-MG e exigem a investigação e punição dos responsáveis por esses atos criminosos com todo o rigor e na forma prevista em lei.

Divinópolis/MG, 11 de fevereiro de 2022.

ENTIDADES SIGNATÁRIAS:

• OBSERVATÓRIO DE DIREITOS HUMANOS DO CENTRO-OESTE DE MINAS GERAIS

• PARLÊTRE - PSICANÁLISE, PESQUISA, TRANSMISSÃO

• ACADEMIA DIVINOPOLITANA DE LETRAS.

• CONGADIV - Congregação das Irmandades Congadeiras, de Reinado, festa de Cruz, Folia de Reis e correlatas de Divinópolis.