Novembro Azul – Câmara promoveu palestra sobre saúde do homem

por Liziane Ricardo-Assistente de Comunicação — publicado 24/11/2025 18h25, última modificação 27/11/2025 15h53
Exames de rotina, atividades físicas e uma boa alimentação foram alguns dos pontos ressaltados na palestra


Servidores concursados, terceirizados, assessores e Vereadores da Câmara Municipal de Divinópolis, participaram na tarde desta segunda-feira, dia 24 de Novembro, da palestra “Conversa de Homem – Saúde em primeiro lugar” que faz referência ao “Novembro Azul”. O bate papo foi conduzido pelo médico da Unidade de Saúde do bairro Porto Velho, Dr. William Bueno.


Com um formato descontraído em sua palestra, Dr. William Bueno abordou assuntos como o exame de toque, a importância do PSA que faz o rastreamento sanguíneo, diagnostica e monitora problemas na próstata, visando incentivar os homens a procurar o médico e prezar pela sua saúde de forma leve e educativa.

Além dos funcionários e servidores legislativos, a palestra contou com a presença dos vereadores: Israel da Farmácia, Matheus Dias, Ney Burguer, Walmir Ribeiro, Wesley Jarbas, Vitor Costa, Anderson da Academia, Washington Moreira e Flávio Marra.

 

Ao longo da palestra, o médico deu uma prévia aula sobre a importância dos exames de rotina na vida dos homens. “Uma forma de verificar as primeira alterações na próstata é observando os sintomas que os homens apresentam, como por exemplo quando apresentam uma quantidade excessiva de idas ao banheiro para urinar, outro sintoma é quando o homem sente dor ao urinar devido a próstata estar muito colada no canal da uretra. Por meio do exames também é possível que o médico verifique se a próstata está com um tamanho maior que o normal”, explicou Dr. William.

 

Outro fato ressaltado pelo médico, é que deve ser avaliada a força do jato que sai a urina, pois, caso esse jato esteja mais fraco, aumenta a suspeita de uma proposta aumentada que pode estar comprimindo a uretra. “Geralmente a partir dos 45 anos é mais provável da próstata aumentar. Por isso, é indicado que seja feito o exame de PSA. Hoje os casos de retirada da próstata indicada pelos especialistas, diminuíram consideravelmente, uma vez que a retirada da próstata apresenta também riscos na questão erétil, caso algum vaso seja atingido durante o procedimento cirúrgico”, disse Willian Bueno.


Durante a palestra o médico, abriu espaço para os servidores fazer perguntas relacionadas a saúde do homem, e um dos assuntos também foi sobre as medicações em torno da Tadalafila (mais conhecido por viagra) é um medicamento que dilata os vasos sanguíneos, muito utilizado por homens para a ereção e também para prática de exercícios em academias. Outro fator debatido no bate papo, foi a respeito da bebida alcoólica que age como um inibidor da líbido masculina, que também pode acarretar na dificuldade de ereção dos homens.

 

O médico aproveitou para recomendar para todos os homens que façam atividades físicas, mantenham uma alimentação equilibrada para que consigam ter uma melhora na qualidade de vida, além é claro, de fazer os check-ups e exames de rotina como forma de prevenção da saúde.


A palestra sobre a saúde do homem na íntegra está disponível no canal do Youtube e a cobertura fotográfica no flickr .