Outubro Rosa: Câmara promove palestra sobre prevenção ao câncer de mama
A Câmara Municipal de Divinópolis, encerrando o mês de outubro, realizou ontem (27) importante ação voltada à saúde das mulheres. Com o tema “Outubro Delas: o mês dedicado a saúde da Mulher” foi promovida palestra especial em alusão ao Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama e colo do útero.
O encontro foi realizado, no plenário da Casa, e reuniu as servidoras em um momento de reflexão e informação. A iniciativa foi da Mesa Diretora da Câmara, que foi representada pelo vice-presidente, vereador Wesley Jarbas (Republicanos). O parlamentar abriu o encontro e destacou o compromisso do Legislativo com o bem-estar dos seus colaboradores, trazendo informação importantes sobre o cuidado com a saúde da mulher, na luta contra o câncer de mama.
A palestra foi conduzida pela enfermeira do PSF Niterói, Evana Mariana, que trabalha na Prefeitura de Divinópolis há 21 anos, sendo 14 em saúde mental e sete anos de saúde pública. A profissional disse que o objetivo foi conscientizar às mulheres sobre a importância da detecção precoce do diagnóstico e prevenção do câncer de mama. “É importante toda mulher conhecer seu corpo, fazer o autoexame das mamas, procurar consulta, anualmente, nas unidades de saúde. De 40 a 74 anos, o enfermeiro pode pedir a mamografia, agendar a consulta com o ginecologista e pode também colher o citopatológico do colo do útero, que é a prevenção do câncer do colo do útero, que é feita juntamente com o pedido da mamografia”, orientou.
A profissional ressaltou ainda que em situações que há histórico familiar de câncer de mama é importante, que a mulher faça consulta com o
ginecologista, antes de 40 anos, para prevenir a doença. A orientação é as mulheres procurem as unidades de saúde, mais próximas as suas residências, para agendar a consulta com o ginecologista, pedido da mamografia e coleta do citopatológico do colo do útero (papanicolau).
Servidoras
Clarice Ferreira, diretora de gestão de pessoas, destacou a importância da orientação às servidoras. “É uma iniciativa muito importante para a conscientização de todos as servidores para essa doença, que merece bastante atenção. É importante tratar, tanto da prevenção, quanto do tratamento precoce. Foi muito bom participar. Achei uma ótima iniciativa”, disse.
A servidora Solange Menezes, auxiliar de serviços gerais, conta que tem sete anos, que trabalha na Câmara e todo ano faz questão de estar presente nesse momento de conscientização da Campanha Outubro Rosa. “Sete anos, que trabalho na Câmara e esse evento tem sete anos, que eu participo. É muito ter essa reflexão porque muitas mulheres esquecem, que têm que fazer o exame de um ano para o outro. _ Ah, mês que vem eu faço. Quando vê já passou um, dois, três anos. Quando vê a doença já chegou e é mais difícil depois. E hoje achei muito produtivo, gostei muito”, disse.
Clique e confira mais informações sobre a Campanha Outubro Rosa