Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Parque da Ilha será Patrimônio Histórico de Divinópolis

Parque da Ilha será Patrimônio Histórico de Divinópolis

por Marcela Knupp - Coordenadora de Comunicação CMD — publicado 09/09/2021 17h55, última modificação 09/09/2021 17h58
Após aprovação de um projeto de lei na tarde desta quinta-feira, na Câmara Municipal, Parque da Ilha em Divinópolis se tornará Patrimônio Histórico da cidade.

Foi incluído na Ordem do Dia, na 54ª Reunião Ordinária de 2021, da Câmara Municipal de Divinópolis (MG), no Plenário Dr. Zózimo Ramos Couto, o Projeto de Lei nº CM 132/2021, que transforma o Parque da Ilha em um Patrimônio Histórico da cidade.

O projeto é de autoria do vereador Roger Viegas (Republicanos), que dspõe sobre a caracterização do Parque Ecológico Dr. Sebastião Gomes Guimarães (Parque da Ilha) como patrimônio histórico e cultural do Município de Divinópolis, e dá outras providências.

O projeto destaca em seus artigos que caberá ao Poder Executivo do Município adotar as providências para a formalização do ato de tombamento do espaço referenciado no artigo anterior. Cita ainda que, naquilo que não for incompatível com as medidas de preservação ambiental do referido espaço, os eventos de natureza cultural e educacional promovidos pelo Município ou que recebam subvenção municipal, serão realizados prioritariamente nesse espaço.

De acordo com Roger, em sua justificativa, a cultura de um povo está enraizada nos seus hábitos, comportamentos e lugares que relembram o passado e criam pontes com o futuro. Em Divinópolis, a população busca se apegar no que há de melhor para que o amor pela cidade e pela cultura local sejam retomados. Por isso, o Parque Ecológico Doutor Sebastião Gomes Guimarães (Parque da Ilha) é uma unidade de conservação municipal de uso sustentável localizado na cidade.

“É factível que o referido parque seja tratado como patrimônio histórico e cultural de Divinópolis, o que servirá de ferramenta para crescimento do interesse de visitas, conservação e investimentos tanto da iniciativa pública como da privada”, destacou Viegas.

Em 30 de junho de 1994, o parque municipal foi criado pelo Decreto-Lei no 3.606, que definiu a área da ilha da usina, então desativada, como parque ecológico para uso de lazer e práticas desportivas dos cidadãos divinopolitanos. O objetivo básico do parque passou a ser a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação, pratica de esporte, contato com a natureza e de turismo ecológico.