Polícias Militar e Civil apresentam ações de segurança aos vereadores
A Câmara Municipal de Divinópolis recebeu, na tarde de hoje (16), o chefe do 7º Departamento de Polícia Civil, delegado-geral Flávio Destro, o comandante da 7ª Região de Polícia Militar, Coronel Carlos Henrique Sousa, e o comandante do 23º Batalhão de Policia Militar, Tenente-Coronel, Alexsandro César de Souza. A reunião foi solicitada pelas instituições para apresentar as ações de segurança em Divinópolis para prevenção e repressão ao crime, diante do aumento do número de homicídios.
O presidente da Câmara, vereador Israel da Farmácia (Progressistas), e os vereadores, Wesley Jarbas (Republicanos), Josafá Anderson (Cidadania), Wellington Well (Progressistas), Anderson da Academia (Republicanos), Mateus Dias (Avante), Ney Burguer (Novo), Walmir Ribeiro (PL), Washigton Moreira (Solidariedade), Breno Júnior (Novo), Rodyson do Zé Milton (PV), Flávio Marra (PRD) estiveram presentes na reunião. No encontro foi informada as ações conjuntas das instituições, que estão sendo realizadas desde o início do ano.
O Delegado Flávio Destro informou que desde o início de 2025 foram encaminhados pela Polícia Civil à Justiça mais de 1500 inquéritos policiais, com diversas pessoas indiciadas e autorias identificadas. Devido aos últimos acontecimentos com o aumento no número de homicídios, em um curto espaço de tempo, foi mobilizado um efetivo maior, criada uma força-tarefa para que as investigações sejam priorizadas. “Estamos com um maior número de delegados e investigadores e em um curto espaço de tempo iremos apresentar os resultados”, comentou.
Disque denúncia
O comandante da 7a região, coronel Carlos Henrique, ressaltou a importância de trazer as ações, que estão sendo efetivadas pela Polícia Civil e Polícia Militar aos vereadores, legítimos representantes do povo, sobre o enfrentamentos dos crimes. “Foram repassados aos vereadores todas as ações desenvolvidas por essas duas instituições e estamos trazendo também a necessidade de apoio dos vereadores no sentido de divulgar à população os números de telefones para repasses de informações e registro de ocorrências”, destacou o comandante.
O comandante pontuou que a Polícia Militar trabalha com base em registro e quando o cidadão deixa de registrar uma ameaça, um possível crime, que está prestes a acontecer, isso prejudica no planejamento das ações e operações. Além do 190, o cidadão poderá utilizar o Disque Denúncia, 181, sendo garantido o total sigilo na ligação.
O delegado Flávio Destro também reforçou a importância do envolvimento da população.“É muito importante que a população também contribua com as instituições de segurança publica. A informação quando é uma informação relevante e fidedigna, ela contribui de forma muito significativa para esclarecimento de crimes”, disse o delegado.
Vereadores
O presidente da Comissão de Segurança Pública, Wesley Jarbas, agradeceu a presença dos representantes e se colocou à disposição para divulgar os canais de denúncia, 181 e 190, que garantem sigilo e contribuem com as investigações.
O vereador Anderson da Academia questionou a respeito da implantação do Sistema de Monitoramento Hélios em Divinópolis, para reforço da segurança pública. Os representantes informaram que a ferramenta realmente “faz a diferença na prevenção ao crime”, sendo possível o reconhecimento fácil e identificação de placas. Citaram que foi entregue a Prefeitura de Divinópolis esse ano os pontos estratégicos para implantação e as especificações das câmeras a serem adquiridas. Os vereadores citaram a necessidade de buscar recursos com os deputados da região para implantação do sistema.
O vereador Washigton Moreira destacou a importância de firmar convênio entre a Prefeitura e Polícia Militar e Civil, a exemplo de municípios da região. O vereador Rodyson do Zé Milton sugeriu uma reunião especial envolvendo imprensa, deputados e Prefeitura de Divinópolis no sentido de traçar ações e apoio para o fortalecimento das forças de segurança. Todos os demais vereadores presentes na reunião agradeceram a presença dos representantes da Policia Civil e Militar e se colocaram à disposição para ações, que fortaleçam a segurança pública.