Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos são diplomados

Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos são diplomados

por Elias Costa - Coordenador de Comunicação — publicado 17/12/2020 09h50, última modificação 17/12/2020 10h00
Solenidade foi realizada ontem (16.dezembro.2020) pelo Tribunal Regional Eleitoral no Plenário da Câmara Municipal de Divinópolis
Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos são diplomados

Eleitos em Divinópolis tomaram posse na noite de ontem (16) na Câmara Municipal

Os 17 vereadores eleitos em Divinópolis e os 09 vereadores eleitos em São Gonçalo do Pará, nas eleições municipais deste ano, foram diplomados no início da noite de ontem (16.dezembro.2020), em solenidade realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) no Plenário da Câmara Municipal de Divinópolis (CMD). 

Também foram diplomados o prefeito eleito de Divinópolis Gleidson Azevedo (PSC) e sua vice Janete Aparecida (PSC), o prefeito eleito de São Gonçalo do Pará Osvaldo Maia Zaquinha (Patriota) e seu vice Jairo Mota (Cidadania). A solenidade, que contou com a presença do Promotor de Justiça EleitoralMarco Antônio Costa e da Chefe de Cartório, Cíntia Faria de Oliveira Greco, foi presidida pelo juiz Francisco de Assis Corrêa, da 102.ª Zona Eleitoral e pela Juíza Lucinalva Ferraz dos Santos, da 103.ª Zona Eleitoral. 

A diplomação dos eleitos é prevista na legislação eleitoral e o diploma, documento oficial emitido pelo TRE-MG, é a condição para a posse no próximo ano. No diploma, além do nome do candidato, consta a indicação da legenda partidária ou coligação pela qual o eleito concorreu ao cargo.  

Na 25.ª Legislatura, que começa no dia 1° de janeiro de 2021, a Câmara Municipal de Divinópolis terá 11 novos vereadores. Dos parlamentares da atual legislatura, 6 foram reeleitos. Os vereadores que receberam maior número de votos foram Lohanna França (Cidadania), Eduardo Azevedo (PSC), Josafá Anderson (Cidadania) e Roger Viegas (Republicanos). 

Prefeito eleito faz discurso emocionado

Candidatos eleitos em Minas Gerais são diplomados

Na solenidade, foi destacado pelos presentes a importância do fortalecimento da democracia, do diálogo e o papel da Justiça Eleitoral. O prefeito eleito Gleidson Azevedo (PSC) se emocionou, durante seu discurso, ao lembrar do apoio dos familiares durante o período eleitoral. Ele afirmou que uma vez diplomado e empossado se tornará um empregado do povo e que irá lutar para corrigir desigualdades que por muitos anos prejudicam os divinopolitanos e o desenvolvimento da cidade. 

A Juíza Lucinalva Ferraz dos Santos, da 103.ª Zona Eleitoral. que presidiu a solenidade, falou sobre o papel da Justiça Eleitoral e destacou a tranquilidade e a segurança com que transcorreu o processo eleitoral neste ano. Para ela, em meio a questionamentos sobre a lisura das eleições e críticas sobre demora da entrega dos resultados, a cada eleição ocorreu em um momento de aperfeiçoamento da democracia brasileira e os servidores da Justiça Eleitoral tiveram papel fundamental no transcorrer nas eleições. 

O Promotor de Justiça EleitoralMarco Antônio Costa disse ser importante e fundamental que os eleitos se conscientizarem de que "estão" representantes do povo e que a busca pelo interesse coletivo, totalmente acima dos interesses particulares e pessoais, deve guiar pelos quatro anos a frente, diuturnamente, a jornada de trabalho de cada um. 

Clique no link e veja as fotos da Solenidade:  https://bit.ly/38aHMov

Diretoria de Comunicação (Dircom) 

Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Divinópolis