Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Presidente da Câmara autoriza obra definitiva no telhado da Casa

Presidente da Câmara autoriza obra definitiva no telhado da Casa

por Marcela Knupp - Coordenadora de Comunicação CMD — publicado 13/09/2021 16h30, última modificação 13/09/2021 16h30
Telhado com mais de 50 anos será trocado, após vários problemas de vazamento, desabamento e interdições

A Câmara Municipal de Divinópolis iniciou na última semana a troca definitiva de todo telhado de do prédio. Uma licitação foi realizada para contratação da empresa responsável pela obra.

De acordo com o Presidente da Câmara, vereador Eduardo Print Júnior, essa obra é uma conquista para a Casa Legislativa, que há tantas gestões vem realizando trabalhos paliativos para resolver este problema.

“Fizemos uma licitação criteriosa e conseguimos um valor bem abaixo para realização dessa obra, visando economia e resolver o problema de forma definitiva e não apenas paliativa e improvisada como estava acontecendo. Sabemos dos transtornos causados por este telhado que há mais de 50 anos não é trocado. Por isso, fizemos tudo com o máximo de cuidado para que a Câmara seja a maior beneficiada com essa obra pois estamos preservando um patrimônio que pertence ao município”, destacou.

O Secretário Geral da Câmara, Flávio Ramos, informou que o telhado foi feito com telhas de amianto e é o mesmo de quando funcionava o Fórum desde a década de 70. Nos últimos anos, as telhas fragilizadas estavam quebrando com facilidade ocasionando diversos transtornos, principalmente em períodos chuvosos.

“Essa obra é muito importante. É um marco para a Câmara que vai conseguir mudar toda a estrutura do telhado de forma definitiva. Já tivemos diversos problemas com este telhado antigo, com muitos vazamentos, até mesmo um desabamento de uma das salas com danos em equipamentos e até interdição de uso do espaço. A iniciativa de realizar a obra foi dada como prioridade nesta gestão do Presidente Eduardo Print Jr. fruto de um planejamento, economia de recursos para ser fazer o investimento, o que significa também o cuidado com o patrimônio público, afinal, esta é a Casa do Povo e para o Povo”, destacou Ramos.

De acordo com o contrato, o projeto básico foi feito para contratação de empresa especializada para substituição do telhado da cobertura da sede da Câmara Municipal onde serão substituídas as telhas de amianto por telhas galvanizadas. Na justificativa do contrato consta a comprovação de que a cobertura apresenta avarias, sendo várias telhas quebradas, trincadas por exposição a intempéries, com muitos vazamentos e infiltrações. Também será recuperada a mureta lateral interna de alvenaria que receberá impermeabilização e instalado rufos e calhas novas.

Em relação ao material da obra, serão utilizados 187 telhas galvanizadas 6.000 mm, 22  telhas galvanizadas 4.000 mm, 11 telhas galvanizadas 1.000 mm, 23 metros cumeeira para 01 vão,  185 metros de calhas, 160 metros de rufos, 30kg de prego para telha de aço zincado com arruela de vedação 18x36, 31 bocais de saída de água pluvial 100mm, 7 conexões de pvc formato “joelho” com diâmetro de 100mm e impermeabilizante para laje 190 caixas de 18kg viaplus 1000.

A empresa divinopolitana vencedora da licitação foi a Construtora Ouro Minas LTDA. A Câmara Municipal conseguiu uma economia de R$ 24.000,00 em relação ao preço estimado da obra. O Estimava-se que a obra custaria R$220 mil reais no entanto, com o pregão, a obra foi contratada pelo valor de R$196 mil reais. A empresa terá 60 dias para conclusão da obra e o pagamento será feito na conclusão, com aprovação do engenheiro responsável pelo projeto básico.