Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Presidente da Câmara destaca história nos 111 anos de Divinópolis

Presidente da Câmara destaca história nos 111 anos de Divinópolis

por Flavio Ramos - Secretário Geral da Câmara — publicado 05/06/2023 15h38, última modificação 05/06/2023 15h38
O hasteamento das bandeiras contou com a presença de diversas autoridades e antecedeu ao tradicional desfile em comemoração ao aniversário de Divinópolis que acontece no dia 1º de Junho.

O Presidente em substituição, Vereador Israel da Farmácia, representou o Poder Legislativo Municipal no evento cívico que comemorou 111 anos de emancipação político-administrativa de Divinópolis. Coube ao Vereador, hastear a bandeira de Minas Gerais, no evento de Hasteamento das Bandeiras, organizado pelo executivo municipal, na Praça das Bandeiras, ao lado da Praça da Catedral.

O discurso do Presidente da Câmara Municipal destacou a história de Divinópolis que começou no século 18 com a chegada dos primeiros habitantes. “A origem da cidade de Divinópolis remonta ao século 18, fim do Ciclo do Ouro, em Minas Gerais. Em 1744, a nossa localidade era conhecida como “passagem da Itapecerica” e passou a ser marco divisório de Pitangui”, contou o Vereador Israel da Farmácia que também lembrou que “em 13 de janeiro de 1767, o fazendeiro João Pimenta Ferreira apresentou uma Súplica ao Bispado de Mariana, para construção da capela ao Divino Espírito Santo e São Francisco de Paula, onde hoje está construída a Catedral do Divino Espírito Santo. A partir daí passamos a ser conhecidos como Arraial do Divino Espírito Santo.”

No discurso, O Presidente Israel da Farmácia também destacou que “o Arraial torna-se ponto estratégico na região e passa a pertencer a Itapecerica. Em 30 de agosto de 1911, foi publicada a Lei Estadual nº 556, criando a vila de Henrique Galvão desmembrando-o de Itapecerica.”

Chegando aos tempos modernos, o discurso do Presidente da Câmara Municipal relembra que “no dia 1º de junho de 1912, o município foi instalado oficialmente ainda com o nome de Henrique Galvão e que em 03 de setembro de 1912, ou seja, três meses após a emancipação político-administrativa, foi publicada a Lei Estadual Nº 590 batizando o município com o nome de Divinópolis, nome sugerido por Antônio Olímpio de Morais e aprovado na Câmara de Vereadores.”

O Presidente da Câmara Municipal, Israel da Farmácia, finalizou o discurso cívico “pedindo a Deus e ao Divino Espírito Santo que continue abençoando esta gente trabalhadora e honesta.”