Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Profissionais da limpeza da Câmara Municipal são imunizadas

Profissionais da limpeza da Câmara Municipal são imunizadas

por Marcela Knupp - Coordenadora de Comunicação CMD — publicado 30/06/2021 16h24, última modificação 30/06/2021 16h24
Seis profissionais que atuam na limpeza da Câmara Municipal são imunizadas com dose única.

Seis profissionais que atuam na limpeza da Câmara Municipal de Divinópolis foram imunizadas nesta quarta-feira (28 de junho de 2021), com dose única, da vacina contra a Covid-19.

O pedido para vacinação das trabalhadoras da Casa Legislativa foi feito pelo Presidente da Câmara, Eduardo Print Júnior (PSDB), tendo em vista a liberação do Ministério da Saúde para vacinar profissionais de limpeza urbana e manejo de resíduos, contra a Covid-19. Esses profissionais executam suas atribuições em contato diário com a população, com grande exposição ao contágio, tornando-se potenciais propagadores involuntários do vírus.

De acordo com Print Júnior, essas pessoas que cuidam da varrição, trabalhando diariamente para que a cidade fique limpa, fazem parte desse grupo de prioridades e, por isso, foi feito a solicitação junto à Secretária de Governo, Janete Aparecida, para a vacinação.

“Eu fiz o pedido para que as nossas profissionais fossem vacinadas, tendo em vista que elas se encaixam nos critérios prioritários de limpeza, como: primeiro pelo número pequeno que são – apenas 06 -, segundo por elas terem aqui na Câmara um trabalho muito intenso de salubridade, recolhendo o lixo diário, contendo dentro desses lixos várias máscaras utilizadas, bem como a limpeza dos banheiros que é utilizado pela população geral, não somente pelos trabalhadores da Casa. Além disso, as mesmas realiza a higienização geral de todas as salas da Câmara Municipal. Portanto, elas são a linha de frente na questão da limpeza. Por isso, fiz o requerimento junto a mesa diretora, em que fomos atendidos prontamente pela vice-prefeita)”, comentou Print.

Outro ponto positivo foi a vacina utilizada nessa imunização, a Janssen, com dose única. Nessa vacina, diferentemente das outras disponíveis, o imunizante é aplicado com dose única, ou seja,  0,5 ml. Essa praticidade, para quem recebe a vacina e, especialmente, para a organização da logística pelos entes públicos. Segundo a bula da vacina, após 14 dias da administração da dose única, a taxa média de eficácia vacinal é de 66,9% para casos sintomáticos da Covid-19. Em estudos específicos, a vacina apresentou taxa de eficácia é de 68% no Brasil. O objetivo da vacina é diminuir essa incidência e evitar que a doença passe para um estado grave.

Foram vacinadas: Eliana de Faria Oliveira, Érika Ferreira Santos, Elaine Cristina Gonçalves, Lívia de Oliveira, Cristiany Amara Oliveira e Cristina Cristina da Silva. Junto às profissionais da limpeza, quatro motoristas da Câmara Municipal também foram imunizados, levando em consideração a exposição do trabalho diário que os mesmos desempenham. Ainda Segundo Print, a Câmara Municipal segue todos os protocolos sanitários e busca diariamente o combate à Covid-19.

“Minha eterna gratidão ao SUS por nos proporcionar essa imunização. A única esperança que temos é essa vacinação. Estamos ansiosos para que todos tenham a oportunidade de vacinar, para     que juntos possamos comemorar o fim dessa pandemia. Vamos continuar na luta dos três V’s: VACINA, VITÓRIA DA VIDA”, finalizou Print em sua fala.