Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Profissionais do serviço municipal do luto serão imunizados contra Covid-19

Profissionais do serviço municipal do luto serão imunizados contra Covid-19

por Daniel Michelini - Chefe de Gabinete da Presidência — publicado 18/05/2021 18h57, última modificação 18/05/2021 18h57
Reunião entre Comissão de Saúde, Secretaria de Saúde e Sintram, resultou na inclusão dos profissionais do serviço municipal do luto, no plano de imunização.

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (17/05/2021), uma reunião envolvendo a Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Ciência da Câmara Municipal, representada pelos vereadores Zé Bráz (PV), Israel da Farmácia (PDT) e Lohanna França (CDN), o Secretário Municipal de Saúde, Alan Rodrigo, e o Sintram, representados pela presidenta Luciana Santos e pelo vice-presidente Wellington Silva.

Dentre os temas abordados, esteve a solicitação de melhorias dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) aos funcionários e usuários do serviço municipal do luto, além do fornecimento de álcool gel aos mesmos, e o principal, a vacinação desses profissionais contra a Covid-19.

Membro da Comissão, Lohanna França comemorou os resultados da reunião.

"Um dia de conquistas para a comissão e para a cidade. Conseguimos atender um desejo popular que foi a inclusão dos coveiros e assistentes sociais no plano prioritário de vacinação contra a Covid-19", destacou.

Tal medida de inclusão dos assistentes sociais vem de encontro ao Plano Nacional de Imunização, que contempla a classe.

"É fundamental trabalharmos em prol desta classe que está na ponta dos serviços à comunidade", pontua Zé Braz, presidente da Comissão.

Israel da Farmácia, secretário da Comissão de Saúde e que recentemente se recuperou da Covid-19, também reforçou a importância de se buscar mais eficácia no plano de vacinação.

"Seguimos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, mas essa inclusão dos coveiros foi fundamental. São profissionais que lidam diariamente com a exposição ao vírus. É uma vitória para nós", conclui o vereador.

De acordo com o ofício enviado pelo Sintram, cabe destacar que são somente 14 coveiros, que prestam esse serviço essencial cemitérios municipais, sendo a imunização fundamental, já que os mesmos estão na linha de frente da pandemia.

"Os coveiros estão correndo risco diário de contaminação, já que säo responsáveis pelo sepultamento de vitimas de Covid-19 e demais óbitos, tendo contato nos com as umas e familiares dos falecidos, que possam estar assintomáticos. Não somente os coveiros necessitam dessa priorização, mas também aqueles servidores ligados aos serviços essenciais prestados à população, como por exemplo, os ligados à Assistência Social, que fazem visitas domiciliares e em nenhum momento fizeram escala de revezamento de trabalho (redução), devido à natureza do trabalho, sobretudo neste momento de pandemia para auxilio à população vulnerável", destacou o ofício do Sintram