Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Projeto 5G tem dúvidas esclarecidas na Câmara

Projeto 5G tem dúvidas esclarecidas na Câmara

por Marcela Knupp - Coordenadora de Comunicação CMD — publicado 21/06/2023 18h10, última modificação 21/06/2023 18h17
O projeto que dispõe sobre normas para a implantação e compartilhamento de infraestrutura de suporte para telecomunicações na cidade (visando a implantação da internet 5G), de autoria da vereadora Ana Paula do Quintino, foi esclarecido nesta tarde.

Nesta quarta-feira (21 de junho de 2023) foi realizada uma reunião especial no Plenário da Câmara Municipal de Divinópolis para apresentar o projeto que dispõe sobre normas para a implantação e compartilhamento de infraestrutura de suporte para telecomunicações na cidade (visando a implantação da internet 5G), de autoria da vereadora Ana Paula do Quintino.

A Reunião Especial foi solicitada pela Comissão de Administração, que tem como presidente o vereador Roger Viegas, que fez a abertura oficial e passou a condução dos trabalhos para autora do projeto, vereadora Ana Paula do Quintino. Também acompanharam os vereadores Ney Burguer, Piriquito Beleza, Josafá Anderson e Israel da Farmácia, bem como funcionários da Prefeitura Municipal de Divinópolis, sendo: Thiago Nunes – Secretário de Administração, Erico Bessa – Gerencia de regularização Ambiental, Vilma – Diretoria de Meio Ambiente, Marina – Gerente de interface Juridica da Seplam; e técnicos que explanaram sobre o assunto: Ricardo Diniz – Conexis – Telefônica e Vivo operadora, Paulo Roberto Medeiros – Tim Brasil, Bruno Diaz – Tim Brasil, Barbara Cortez – Winity Telecom, Ellen Adriani Winity Telecon e de forma virtual acompanharam Flávio - Empresa Algar , Ricardo Alves – Tim e Katia Conexis.

O tema em pauta era o Projeto de Lei 05/2022, destacado por Ana Paula sobre a evolução dos sistemas de comunicação sem fio para atender à demanda crescente por serviços que suportam tráfego de dados, exigindo a real necessidade de ampliação das redes de telecomunicações, por meio da instalação de novas antenas e de equipamentos correlatos em todasas regiões do Município.

“A população se encontra cada dia mais dependente e apoiada na conectividade, imprescindível para manter as atividades de milhões de famílias, empresários e seus funcionários. Não restam dúvidas, nesse contexto, de que o advento de um novo marco tecnológico para as redes móveis, como a 5ª geração (5G), será fundamental para a recuperação econômica global, pois permitirá maior fluxo de dados, maior capacidade, maior velocidade e menor latência para conexões mais rápidas, abrindo espaço a novos serviços e maior produtividade das pessoas e empresas” destacou Ana no projeto.

Durtante a reunião, foi exibido um vídeo mostrando como será a rotina da população após implantação do sistems 5G em todo o mundo e as facilidades da nova tecnologia. Foram apontados os benefícios e o quanto a cidade vai avançar com o pioneirismo. De acordo com dados apresentados na reunião, Divinópolis está entre as 12 de Minas Gerais a mostrar interesse em já proceder com o trabalho de expansão. Servidores da Prefeitura de Divinópolis destacaram os benefícios deste projeto para cidade e o apoio do executivo.

Esta reunião foi realizada a pedido da vereadora Ana Paula do Quintino, tendo em vista o Ofício CM – 033/2022 que pediu a disponibilização de informações sobre a matéria, tendo em vista a expressividade contida no projeto, a complexidade que cerca a proposição e as dúvidas suscitadas na reunião da Comissão de Administração Pública, Infraestrutura, Serviços Urbanos e Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal. Todas as dúvidas foram sanadas nesta oportunidade.

ASSISTA NA ÍNTEGRA A REUNIÃO