Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Expansão da Câmara está mais próxima da realidade

Expansão da Câmara está mais próxima da realidade

por Dircom-CMD — publicado 12/12/2023 18h03, última modificação 12/12/2023 18h03
Novo imóvel do Legislativo economizará com aluguel

A aprovação do projeto de lei Nº 101/2023 de autoria do Poder Executivo que autoriza o Poder Executivo a abrir, na Câmara Municipal de Divinópolis, o crédito especial no montante de R$ 5.000.000,00, em virtude do superavit financeiro apurado pelas contas vinculadas do exercício do ano de 2022, o que garantiu ao Poder Legislativo o recurso extra em 2023. O projeto estipula que este crédito vigorará até 31/12/2023.

53382593689_6558da47a4_c.jpgCom o recurso extra, a Câmara Municipal de Divinópolis economizará o pagamento de aluguel que hoje gasta alocando espaço na sobreloja do edifício Costa Rangel aonde fica instalado o Anexo do Poder Legislativo visto que os setores ali instalados serão transferido para o imóvel na rua São Paulo nº 315 a ser adquirido. A instalação do estúdio da TV Câmara ao lado da sede própria também permitirá economia de recursos a médio prazo. “A aquisição do imóvel é uma vantagem econômica extraordinária para o patrimônio que pertence ao povo já que o imóvel fica registrado em nome do município que, no futuro, com uma eventual mudança de endereço da Câmara Municipal, tem uma possibilidade de obter um lucro extremamente vantajoso negociando imóveis na área central ou permitindo instalação de aparatos públicos em uma região que é supervalorizada e já não há mais espaço ou imóveis disponíveis. O político tem que pensar no presente mas com uma visão de futuro”, argumentou o Presidente da Câmara, Vereador Israel Mendonça.

“Atualmente, a Câmara Municipal de Divinópolis aluga um andar inteiro (sobreloja) no Edifício Costa Rangel que gasta, a cada mandato de quatro anos, cerca de R$ 312.000,00. A aquisição do novo imóvel ao lado da sede do Legislativo na rua São Paulo, vai gerar uma economia para as contas do legislativo e o imóvel incorporado definitivamente ao patrimônio do município, o que significa uma conquista de recurso futuro muito importante para o município”, explicou o Vereador Flávio Marra.

O vereador recém empossado, Lauro Capitão América, também, em seu pronunciamento valorizou a economia de recursos com a possível aquisição do imóvel, o que vai gerar também benefícios para a população através da ampliação e qualificação do atendimento do Legislativo. O vereador Edsom Sousa ressaltou que o recurso aprovado garante uma possibilidade de expansão para o Legislativo e que o patrimônio do município que pertence ao próprio povo divinopolitano é valorizado com a possível aquisição do imóvel localizado no centro da cidade.

“O prédio onde hoje está instalada a sede própria a Câmara Municipal, na rua São Paulo nº 277, é um imóvel construído no início da década de 60 do século passado para abrigar o Fórum. Instalado no início da década de 90, o Legislativo necessita de espaço para ampliar o atendimento à população sendo que a aquisição do imóvel ao lado à sede permitirá a instalação de um novo e melhor Centro de Atendimento à População”, explicou o Secretário Geral, Flávio Ramos. “Vários setores, como o do Transporte, Núcleo de Contratos, Diretoria de Suprimentos, Controle Interno, Comissão de Direitos Humanos e Protocolo funcionam em espaços inadequados que poderão render muito mais estando instalados em condições que ofereçam melhores condições de trabalho para o servidor que reflete diretamente na qualidade do atendimento à população” ainda destacou o Secretário Geral, Flávio Ramos.

O Procurador da Câmara e Diretor da Escola do Legislativo, Roberto Franklin, destacou a importância de se investir na aquisição de um imóvel que garantirá otimização do trabalho e conexão entre os vários setores que antes trabalhavam longe um dos outros com a própria Escola que poderá ampliar ainda mais o seu potencial de atividades em prol da comunidade. “A Escola do Legislativo fica localizada na sobreloja do edifício Costa Rangel e, a partir de 2024, se instalando em imóvel próprio da Câmara, ao lado da própria sede, permitirá uma conexão e logística muito mais eficiente para o desenvolvimento de suas atividades, destacou o Diretor da Escola”, Roberto Franklin.