Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Reforma da Previdência foi debatida em Audiência Pública

Reforma da Previdência foi debatida em Audiência Pública

por Diretoria de Comunicação — publicado 10/03/2017 15h40, última modificação 01/12/2017 12h46
Reforma da Previdência foi debatida em Audiência Pública

A Câmara de Divinópolis realizou na noite da quinta-feira (09/03) audiência pública para debate e esclarecimentos sobre todos os pontos da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 287/2016), que trata da reforma da Previdência. A discussão foi provocada pelo Movimento Sindical Unificado de Divinópolis contra a Reforma da Previdência e acontece por intermédio da Comissão de Adminsitração e Infraestrutura da casa.

Presidida pelo Vereador Edson Sousa (PMDB)e Secretaria pelo Vereador Ademir, a audiência foi aberta com a exposição do técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Thiago Rodarte, que se utilizou de uma didática simples para facilitar o entendimento do que o governo quer exatamente com a reforma. Rodarte pontuou todas as modificações previstas e afirmou que a proposta, da forma como está no Congresso, é altamente nociva para o país. “Os efeitos dessa reforma serão devastadores e provocará um efeito dominó que vai atingir a economia do país, deixando famílias mais pobres, pois vai reduzir drasticamente recursos que muitas vezes movimentam a economia de pequenos municípios”, analisou.

Para Thiago Rodarte, as mulheres serão mais afetadas com a reforma. “Os efeitos serão devastadores para os homens, porém serão ainda mais devastadores para as mulheres”, garantiu. “Essa modificação pode aumentar a informalidade, reduzir as contribuições e não será a solução para a Previdência”, garantiu.

A Câmara Municipal convidou os 10 deputados federais mais votados por Divinópolis. Jaime Martins (PSD) e Domingos Sávio (PSDB) justificaram ausências e enviaram representantes. Através de ofício, Domingos Sávio informou que houve uma convocação da bancada mineira para uma reunião de emergência com o presidente Michel Temer para discutir a crise financeira de Minas Gerais. Entretanto, Sávio assegurou que é contra o projeto da reforma da Previdência da forma como foi enviado ao Congresso.

Já o deputado Jaime Martins (PSD) enviou um vídeo através do qual ele reafirmou ser contrário à proposta original e defendeu um amplo diálogo com toda a sociedade brasileira para que se chegue um consenso. Dos 10 deputados convidados, apenas Reginaldo Lopes (PT) atendeu ao convite. Lopes confirmou a reunião da bancada mineira com Michel Temer, que ele classificou de “presidente ilegítimo”. “Eu não posso ser leviano e dizer que não houve a reunião em Brasília, mas hoje, a pauta mais importante para o país é a reforma da Previdência e temos que ir aonde somos convocados pela população para debater o assunto”, afirmou.

A diretoria do Sintram esteve presente representada pela presidente Luciana Santos, pela vice, Ivanete Ferreira, e pelo diretor jurídico, Alberto Gigante. A presidente  Luciana Santos disse que a audiência foi extremamente positiva. “Foi uma oportunidade importante para o povo se manifestar e cobrar dos nossos deputados a defesa dos direitos do trabalhador brasileiro. Esperamos que essa audiência tenha sido esclarecedora não apenas para o cidadão, mas que também nossos deputados se sensibilizem de que o povo não quer essa reforma”,disse.

A presidente acrescentou ainda que a audiência foi valorosa em todos os aspectos, especialmente ao esclarecer ponto a ponto o que vem a ser esse projeto e os efeitos nocivos que causará ao país. “Estamos fazendo nossa parte, abrindo esse debate na cidade, mas é preciso o engajamento do trabalhador, pois só obteremos resultados práticos se o cidadão mostrar sua indignação com esse absurdo que o governo pretende cometer”, finalizou.

Também acompanharam a Audiência os Vereadores Marcos Vinícius, César Tarzan, Renato ferreira, Janete Aparecida, Cleitinho, Nêgo do Buriti, Josafá, Roger Viegas, Sargento Hélton, Nonato, Zé Luis da Farmácia, Eduardo Print Jr e o Presidente Adair Otaviano.

registrado em: ,