Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Reforma do Plenário proporciona melhor espaço para o cidadão

Reforma do Plenário proporciona melhor espaço para o cidadão

por Flávio Ramos - Secretário Geral da Câmara — publicado 19/01/2023 15h19, última modificação 19/01/2023 15h19
Obra está prevista para dois meses.

A Mesa Diretora inicia hoje a continuidade do trabalho de melhoria da estrutura física da Câmara Municipal de Divinópolis, um imóvel construído na década de 60, que abrigou o Fórum de Divinópolis, e, desde que o Poder Legislativo ali se instalou, no início da década de 90, nenhuma obra expressiva de conservação e manutenção do imóvel havia sido implementada.
No mandato da Mesa Diretora anterior, que também teve na presidência do Vereador Eduardo Print, foi trocado todo o telhado da sede própria da Câmara, terminando com o drama vivido por servidores e vereadores quando chovia forte e a água escorria para dentro das salas de trabalho do segundo andar e, também, no Plenário, Plenarinho e sala da Presidência.
No final de 2022 foi realizada uma licitação, na modalidade Registro de Preço, que permitiu o empenho de cerca de 388 mil reais para a continuidade das obras de melhoria da Câmara Municipal. O primeiro ambiente a ser reformado será o Plenário com a substituição dos tacos por porcelanato, troca do porta-corpo de ferro por vidro que separa o auditório e do Plenário onde ficam os vereadores, instalação de novas longarinas mais confortáveis e estimulando os cidadãos a participarem das reuniões, audiências públicas e eventos de forma presencial. Será providenciada a substituição da porta de acesso ao Plenário por uma porta de blindex com acionamento automático para entrada e saída no auditório. O Plenário também receberá pintura nova.
A obra terá continuidade com a instalação de porcelanato no piso do Espaço de Cultura GTO e troca de todos os pisos das salas dos setores administrativos no segundo andar. Nesta primeira fase, a obra estará concentrada na melhoria do segundo andar para, logo em seguida, passar para o primeiro piso.
O Presidente da Câmara, Eduardo Print, espera que “se Deus quiser e Ele há de querer, entregaremos ao povo de Divinópolis um Poder Legislativo em condições de bem atender a população, com uma estrutura reformada nos gabinetes dos vereadores, novos banheiros para uso da população e, exclusivos para os servidores, área de alimentação higiênica e separada da área de serviço para os colaboradores, de tal forma possam os servidores e vereadores desempenharem suas funções com mais capacidade em prol do atendimento dos anseios da nossa gente.”
“O objetivo é finalizar o mandato da 25 Legislatura implantando um projeto arquitetônico moderno mudando o aspecto da frente da Câmara Municipal já prevendo a instalação de um espaço adequado para o sistema de segurança, manobristas e motoristas, além de uma nova recepção e Protocolo que melhore ainda mais o atendimento à população, sentido maior do nosso trabalho como representantes do povo”, revelou o Presidente Eduardo Print.
A construtora acredita que a obra terá a duração de dois meses, não havendo percalços. O estacionamento na parte debaixo, obrigatoriamente, deverá servir para os veículos da própria Câmara.
Para o início das reuniões ordinárias, um novo espaço está sendo avaliado. O recesso parlamentar termina dia 02 de fevereiro. Os gabinetes dos vereadores estão atendendo e a Câmara Municipal prestando trabalhando normalmente visto que o recesso legislativo previsto na Constituição Federal para todos os legislativos do país significa tão somente a não realização de reunião ordinária. Todos os serviços da Câmara como os atendimentos do CAC, Comissão de Direitos Humanos – CDH, Escola do Legislativo, Gabinete dos Vereadores e Gabinete da Presidência funcionam de 12h às 18h, rua São Paulo, 277, centro