Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Resumo dos trabalhos da 44ª Reunião Ordinária de 2017

Resumo dos trabalhos da 44ª Reunião Ordinária de 2017

por Diretoria de Comunicação — publicado 10/08/2017 17h15, última modificação 04/12/2017 17h03
Resumo dos trabalhos da 44ª Reunião Ordinária de 2017

Resumo dos trabalhos da 44ª Reunião Ordinária de 2017

Com cinco projetos em pauta, a 44ª Reunião Ordinária da Câmara de Divinópolis contou ainda com uma inclusão, a do Projeto que possibilitará a cidade receber recursos para a instalação da “Cruz de Todos os Povos”, projeto da iniciativa privada que só existe em outras duas cidades do Mundo e fomenta o turismo religioso.

Dois projetos não puderam ser votados em razão da ausência do Vereador Edson Sousa que segue em licença médica. Edson participou apenas da primeira parte da reunião, onde maneira breve se pronunciou agradecendo o apoio que vem recebendo de amigos e familiares.

A Tribuna Livre foi utilizada por Jesus Oliveira que falou sobre saneamento do bairro Jardinópolis e bairros vizinhos, comentários políticos e homenagem aos pais.

 

A reunião foi acompanhada pelos familiares de Margarida de Sousa Costa, mais conhecida como "Tia Loló" que era uma pessoa muito dedicada e querida, e foi homenageada passando a dar nome a uma praça do bairro Heleno Ramos Freitas. 

Projetos que foram Aprovados

PLEM 25/2017 - Projeto de Lei Ordinária do Executivo Municipal – MUDA ORGANIZAÇÃO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO QUE PASSA A SER DE TURISMO TAMBÉM PARA QUE DIVINÓPOLIS POSSA RECEBER FOMENTO NO SETOR

Autor: Executivo Municipal

PLCM 18/2017 - Projeto de Lei Ordinária do Legislativo Municipal – DETERMINA CRITÉRIOS DE SEGURANÇA E FISCALIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO DE CASAS NOTURNAS E DE SHOWS EM DIVINÓPOLIS

Autor: Vereador Sargento Elton (PEN)

PLCM 91/2017 - Projeto de Lei Ordinária do Legislativo Municipal - DENOMINA MARGARIDA DE SOUZA COSTA, A PRAÇA 03, LOCALIZADA NO BAIRRO HELENO RAMOS FREITAS, NESTE MUNICÍPIO

Autor: Vereador Kaboja (PSD)

Projeto Rejeitados

PELOC 3/2017 - Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Legislativo – IGUALA A DURAÇÃO DO MANDATO DAS COMISSÕES PERMANENTES AO DA MESA DIRETORA QUE É DE DOIS ANOS

Autor: Vereador Edson Sousa (PMDB)

Projetos que tiveram votação adiada

PLCM 35/2017 - Projeto de Lei Ordinária do Legislativo Municipal – PROÍBE A DISTRIBUIÇÃO DE PANFLETOS E ARTISTAS DE RUA NOS CRUZAMENTOS DA CIDADE

Autor: Vereador Edson Sousa (PMDB)

PLCM 67/2017 - Projeto de Lei Ordinária do Legislativo Municipal – DENOMINA LATIF NEMER FRAHIA, A RUA 02, NO BAIRRO XAVANTE, NESTE MUNICÍPIO

Autor: Vereador Edson Sousa (PMDB)

Confira resumo dos pronunciamentos:

EdsonVereador Edson Sousa (PMDB) – Agradeceu ao Vereador Dr Delano por ser um amigo leal e que se decepcionou muito co o seu partido o PMDB. e tranquilizou e agradeceu amigos e familiares que se preocuparam com seu estado de saúde (o vereador esteve licenciado nos últimos dias para exames médicos ). Disse que está bem de saúde e que continuará seu trabalho de fiscalizador do Executivo e também da Câmara Municipal.

DelanoVereador Dr Delano (PMDB) - Relatou que é o Vereador mais votado da história do PMDB mas que está de passagem. Disse também que está ao lado do Vereador Edson Sousa que também se decepcionou. Afirmou que não deve nada pra ninguém a não ser para os seus mais de 2.600 eleitores. Ficou feliz de ter marcado a história do partido já que em 20 anos nenhum parlamentar da sigla atingiu esta votação. Destacou que atuou como líder do partido e que gostou de ter ajudado o partido mas que não há nada melhor do que liberdade. Reclamou de ingratidão dentro do partido. Destacou que se não fossem seus votos que o partido não teria três vereadores e lamentou que alguns recebam o poder sem estar preparado para isso.

NegoNêgo do Buritis (PEN) – Denunciou o caso de um paciente que está desde o dia 20 de julho internado na UPA aguardando vaga para fazer uma cirurgia de Fêmur. Falou também do importante trabalho que está participando para que Divinópolis tenha a Cruz de Todos os Povos que será um importante atrativo para o turismo religioso e para adaptação da Secretaria de Desenvolvimento ao que pede o Governo do Estado para que a cidade receba ICMS turístico. Informou que foi nomeado com os vereadores Nonato e Renato Ferreira, após reunião com SINTRAM, para conversar com o Prefeito Galileu sobre o gatilho dos servidores.

AdemirVereador Ademir (PSD) – Falou da ineficiência do Poder Público que muitas vezes não consegue atender as demandas da população dos bairros mas que acredita que o atual Galileu Machado é um prefeito que cuida dos bairros que fará o melhor. Informou que o Gabinete Itinerante esteve no bairro Tietê e que conseguiu resolver o problema da poeira no bairro através da cessão de um caminhão de água, feita pelos construtores do bairro Alta Ville. Agradeceu aos funcionários da SEMOP pela limpeza dos bairros Casa Nova e Quintino. Informou que deverá ser providenciada a travessia da Rua Tambacuri no bairro Jardim das Oliveiras e que outras ruas poderão ser abertas para facilitar a travessia da rodovia MG 050. Falou sobre a situação da Rua Ademir, no Conjunto Nilda Barros que está em situação precária.

CleitinhoVereador Cleitinho (PPS) – Afirmou que o bairro Jardinópolis precisa de obras urgentes por ser hoje um dos mais precários da cidade e disse que vários outros se encontram na mesma situação. Informou que através de parcerias conseguiu revitalizar a quadra do Esplanada e que ao lado do Sargento Elton estará reformando imóvel no Jardim das Oliveiras para que o local possa ganhar um PSF (Programa de Saúde da Família). Disse que também fará o mesmo com o Vereador Nonato, no bairro Santo André. Disse que não é oposição ao prefeito e que só se posiciona contra em projetos que entende serem ruins para a cidade. Destacou que o projeto de sua autoria que aumentou valores de multas por má conservação de muros e passeios não foi feito para penalizar a população e que atinge também ao Executivo. Disse que não fará projetos de denominação de rua e sim para melhorar a vida da população e que não está preocupado com votos. Disse que entrou na política não foi para brincar e que não tem medo.

JaneteVereadora Janete – Destacou a presença em plenário dos responsáveis pela instalação da Cruz de Todos os Povos em Divinópolis que fazem seu trabalho movidos por fé trazendo pra cidade esta benfeitoria que irá incluir a cidade na rota do turismo religioso. Falou de sua alegria em ver Célio Lopes na Câmara, reinadeiro tradicional e destacou que nesta semana foi aprovado o seu projeto que oficializou o dia do reinadeiro e as comemorações do reinado na cidade e informou que ele está montando uma exposição especial sobre o reinado em Divinópolis, na Câmara de Divinópolis. Agradeceu ao comandante do batalhão da PM, Tenente Coronel Marcelo e ao Prefeito Galileu Machado pela construção do passeio junto ao muro de um dos lados rua que leva ao Alto São Vicente e informou que está tentando uma pareceria similar junto ao Campo do Vasco, que tem o muro do outro lado da rua. Informou que esteve reunida com o Promotor da Infância e Juventude, Dr Casé Fortes para tratar dos plantões do Conselho Tutelar que devem retornar em breve e com novo formato. Convidou ainda para o Bazar beneficente com roupas novas para ajudar o garoto Vinícius que precisa de tratamento para a síndrome do intestino curto, que pode ser fatal se não for feita a cirurgia necessária.

SargentoVereador Sargento Elton (PEN) – Também destacou em plenário a presença dos responsáveis pela instalação da Cruz de Todos os Povos que será construída em Divinópolis. Denunciou que moradores de vários bairros estão reclamando dos leituristas da COPASA que não estariam aferindo os hidrômetros para calcular os valores da conta de água. Informou quer fez ofício para a gerência da empresa informando do problema e que agora aguarda resposta. Informou que esteve reunido com a Comunidade Rural de Água Fria onde moradores precisam com urgência de patrolamento da estrada de acesso e reforma da ponte. Disse que terá mais cuidado com aprovações de créditos suplementares porque a Prefeitura envia projeto pedindo abertura de crédito para determinadas finalidades, como reforma de maquinário e que depois isto não ocorre. Destacou o aumento da criminalidade pedindo urgência na criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública que poderia funcionar em conjunto com a Secretaria de Trânsito. Parabenizou o radialista Sílvio França pela posicionamento sobre inversão de valores ao destacar que o Estado gasta mais com bandidos do que com a população de bem.

JosafáVereador Josafá (PPS) – Falou do andamento dos trabalhos do Fórum pela desburocratização do serviço público que já conseguiu a liberação de mais de mil alvarás para instalação de novos empreendimentos na cidade e que já foram elaboradas duas propostas que deverá ser adotadas par agilizar os novos pedidos que são o alvará on line e o alvará provisório. Criticou a dificuldade de se aprovar projetos na área da construção civil onde os engenheiros do município estariam reprovando os projetos dos engenheiros privados e disse que já está buscando uma solução junto as partes envolvidas e que uma delas seria os engenheiros da prefeitura se aterem a fiscalização da obra. Destacou que já teve início a operação tapa buracos no bairro Fonte Boa, em atendimento a sua solicitação e que está organizando associações de bairro para construir uma praça no bairro que posteriormente poderá receber academia ao ar livre. Afirmou que obteve expressiva votação depois de ter sido perseguido pelos integrante do Governo Anterior e que tem direito de comemorar as obras do Pro Transporte no Nova Fortaleza porque foi graças ao seu empenho que Galileu Machado formou nova frente de trabalho para realizar estas obras.

RogerVereador Roger Viegas (PROS) – Denunciou a ocorrência de graves acidentes no cruzamento da Rua Ibituruna com São Paulo onde um bueiro se tornou uma grande cratera e tem provocado acidentes. Disse que a iluminação do loca Disse que já encaminhou ofício para a Prefeitura. Denunciou que o imóvel abandonado da Escola Padre José Alexandre , na Comunidade de Cachimba está sendo usado por criminosos e gerando transtornos para a população e sugeriu a Prefeitura que o mesmo seja demolido. Parabenizou as escolas que estão trabalhando a conscientização dos estudantes sobre cidadania e destacou que sempre está disposto a visitar os estabelecimentos para informar e debater com os alunos como já vem acontecendo em alguns estabelecimentos.

Adair OtavianoVereador Presidente Adair Otaviano (PMDB) – Parabenizou os responsáveis pela instalação da Cruz de Todos os Povos em Divinópolis e disse que o projeto que permite o recebimento dos recursos para a obra já chegou à Câmara e que acredita que será aprovado com agilidade. Afirmou que o Grupo “Ação Política de Divinópolis’ está agindo de maneira maldosa na internet e que se recusa até a mencionar o nome da senhora que o coordena que há algum tempo está lhe perseguindo politicamente na internet. Afirmou que é vereador há cinco mandatos porque o cidadão sabe que trabalha em favor do que a cidade precisa. Informou que na legislatura anterior foi aprovado o projeto EM 065 que autorizou o ex-prefeito a contrair empréstimo com o BDMG que não chegou a se efetivar e que posteriormente um outro, da mesma natureza foi enviado para a Câmara, mas sem critérios para uso do dinheiro público e que por isso votou contra. Destacou porém que mesmo aprovado e o empréstimo tendo sido feito, por incompetência a gestão anterior não conseguiu realizar todas as obras e por intermédio do Prefeito Galileu Machado o restante dos recursos foi liberado e agora as obras estão acontecendo em vários pontos da cidade, como por exemplo na região Sudeste. Adair disse que inclusive esteve em um dos locais das obras, na Rua Dolores de Aguiar Rabelo onde gravou um vídeo e falou da eficiência de Galileu em viabilizar as obras e acabou sendo criticado pelos membros deste grupo, que também criticou a reforma administrativa da Câmara que afirmavam lesar os cofres públicos mas que em dois meses mostrou que gerou foi economia. Disse que os integrantes desse grupo são maldosos e lamenta que muitos estejam acreditando nas mentiras que estão espalhando. Falou em especial da coordenadora do grupo “Ação Política Divinópolis” que disse estar lhe perseguindo e mentindo para o povo e perguntou para esta senhora onde ela estava na gestão anterior em sua luta contra a corrupção quando seu irmão era secretário do Governo Vladimir e gastou mais de 12 milhões de reais em publicidade em uma época que a Prefeitura já estava em crise. Disse que o grupo também está tentando colocá-lo contra o Prefeito Galileu Machado, de quem é amigo desde os seis anos de idade. O grupo usou a correção salarial dos servidores para atacar o Chefe do Executivo mas destacou que os poderes são independentes e que assim como Galileu não interfere na sua gestão ele não interfere nos trabalhos do prefeito. Disse que se reúne sempre com Galileu Machado e que não existe nenhum desconforto entre os poderes.


registrado em: ,