Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Salve 25 de julho!

Salve 25 de julho!

por José Vander Viegas- Diretor de Comunicação- CMD — publicado 25/07/2023 14h35, última modificação 25/07/2023 15h57
Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha

O 25 de julho começou a ser comemorado em Santo Domingo, na República Dominicana, onde aconteceu o primeiro encontro de mulheres negras latino-americanas e caribenhas em 1992. A partir daí, a data foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), como “O Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha”.

No Brasil, em 2014 a Lei 12.987 estabeleceu o 25 de julho também como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A homenageada foi líder do Quilombo Quariterê no século 18, comunidade localizada na fronteira entre o Mato Grosso e a Bolívia.

Referida como “rainha”, Tereza esteve no comando do quilombo, que reunia cerca de 100 pessoas e se organizava politicamente por meio de um conselho, ao longo de duas décadas.

Aqui em Divinópolis O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, COMPIR, o qual conta com um representante da Câmara Municipal de Divinópolis, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Divinópolis, está realizando o “1º FÓRUM DA MULHER NEGRA COMPIR/2023”, para celebrar esta importante data.

Toda programação será divulga pelo Instagram do COMPIR @oficialcompirdivinopolis.