Secretaria de Agronegócios presta contas aos vereadores

por Flávia Brandão - Coordenadora de Comunicação — publicado 16/09/2025 09h40, última modificação 16/09/2025 09h50
Secretário da pasta destacou importância do Banco de Alimentos que recebeu 198 toneladas de alimentos e beneficia mais de 10 mil pessoas carentes

A Câmara Municipal de Divinópolis recebeu, na tarde de ontem (15), a Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Agronegócios – Semag, em cumprimento ao art. 70 da Lei Orgânica Municipal. As ações - realizadas de janeiro a junho - foram apresentadas pelo secretário da pasta, Albênio Morais, e demais integrantes da equipe. A partir de janeiro deste ano, a pasta de Agronegócios do Município foi desmembrada da Secretaria Municipal de Operações e  Serviços Urbanos – Semsur. Banco de alimentos, feiras municipais, implantação de hortas comunitárias, capturas de animais, Serviço de Inspeção Municipal -Sim, ações de fomento rural foram alguns dos pontos citados na apresentação.

O presidente da Câmara, vereador Israel da Fármacia (Progressistas), juntamente com os vereadores Ney Burguer (Novo), Matheus Dias (Avante), Walmir Ribeiro (PL) e Washington Moreira (Solidariedade), acompanharam a prestação de contas.  Entre os destaques das ações da Secretaria está o Banco de Alimentos, que segundo o secretário Albênio,  atende mais de 10 mil pessoas carentes e é referência  no estado de Minas Gerais. De acordo com os dados apresentados, o Banco arrecadou no primeiro semestre desse ano 198 toneladas de alimentos com aproveitamento de 56%.

A gerente Cláudia Santana  explicou que o Banco trabalha com arrecadação de alimentos fora do padrão comercial e essa perda de 44% se deve ao estado avançado de maturação de alguns dos alimentos recebidos. Informou ainda que os alimentos não aproveitados são doados aos produtores rurais para alimentação animal. Supermercados, varejões, produtores rurais e entidades são parceiras na doação de alimentos e 36 instituições socioassistenciais  são atendidas pelo Banco de Alimentos. Além da doação de alimentos, a equipe da Secretaria ministra cursos, roda de conversas, apresentando a comunidade  a melhor forma de aproveitar os alimentos.

Relativo às feiras municipais foi destacada a inauguração da Feira de Ermida, com a instalação de 25 feirantes. A previsão é que a partir de 2026 mais quatro feiras sejam inauguradas em Divinópolis.  Além disso, foi informado que parcerias institucionais estão sendo iniciadas para instalação de hortas comunitárias, além da revitalização da horta do banco de alimentos.

Segurança Alimentar

Relativo à segurança alimentar foram apresentados dados do Sistema de Inspeção Municipal – SIM. O secretário ressaltou a importância do serviço para a saúde pública.  Hoje a cidade tem 37 estabelecimentos registrados no SIM (abatedouros frigorífico de suínos, bovinos, aves; carnes e derivados; ovos e derivados; leite e derivados, pescado e derivados, etc). A Secretaria realizou 60 vistorias, com ações de inspeção e orientação técnicas e no período foram emitidos sete autos de infração.

A secretaria também relatou a apreensão de 20 animais soltos em vias públicas no período. O secretário fez um apelo à população para que informe a presença desses animais, reforçando que o monitoramento da Prefeitura precisa do apoio da comunidade. “Dependemos muito da colaboração da população para nos informar quando há animais soltos em vias públicas, devido ao alto risco de acidentes. Apesar do monitoramento feito pela Secretaria, não é possível prever onde esses animais irão aparecer”, afirmou Albênio.

Fomento Rural

O secretário Albênio destacou a preocupação em levar conhecimento, novas tecnologias e apoio aos produtores rurais. Neste sentido, estão sendo lançados dois novos projetos com apoio do Governo Federal e Governo de Minas: o “Mais Genética”, para melhorar a genética bovina; e o “Programa Produtor de Águas". Além disso, são realizados treinamentos de boas práticas de produção em parceria com a Emater.  “O conhecimento  melhora os resultados econômicos para o produtor, melhora relacionamentos, abre portas para melhorar a produtividade”,  ressaltou o secretário.

Infraestrutura

Relativo à a infraestrutura nas comunidades rurais entre as ações citadas na prestação de contas da Semag estão: rebaixamento de distribuição de águas (Perobas e Boa Vista); manutenção das redes de distribuição de água em  19 comunidades; manutenção de seis caixas d’agua; abastecimentos de 19 comunidades, devido à falta de água; construção de cacimbas em oito comunidades; limpeza de praças e igrejas em 19 comunidades;  podas de árvores, limpeza e manutenção de mata-burros em oito comunidades; manutenção de estradas rurais, total de  1350 km concluídos, abrangendo todas as estradas; alargamento de estradas em seis comunidades, etc.

A Prestação de Contas completa está disponível no Canal do Câmara no Youtube, clique aqui e confira.