Secretaria de Cultura presta contas do 1º semestre de 2025 aos Vereadores
A Secretaria Municipal de Cultura apresentou aos Vereadores da Câmara Municipal de Divinópolis, na tarde desta segunda-feira (8), a Prestação de Contas do 1º semestre de 2025. A equipe da pasta elaborou uma apresentação de todos os trabalhos realizados pelas diversas vertentes em que a Secretaria atua na cidade, com a realização de eventos culturais, aulas de música, aulas de teatro, oficinas, projetos de Lei de Incentivo, Emendas Impositivas, exposições e cursos disponibilizados pela pasta.
Estiveram presentes os vereadores e membros da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara – Ney Buguer (Presidente), Matheus Dias (Secretário) e Anderson da Academia (Membro); junto dos colegas parlamentares Israel da Farmácia e Wesley Jarbas.
O Secretário Municipal de Cultura, Mardey Russo, pontuou sobre todo o mapeamento dos setores da Secretaria que hoje encontra-se alocada na Estação Ferroviária de Divinópolis. “A frente dessa nova gestão, reorganizamos as ações da Secretaria e pela primeira vez estamos oferecendo um curso gratuito de teatro na Usina Gravatá ministrado pelo Marcos Alves, sendo esse mais um meio de incentivar as pessoas a terem acesso à cultura”, disse Mardey Russo.
Outra novidade apresentada pela equipe foi a criação da Sala do Artista Popular para aproximar os artistas da Secretaria de Cultura, sendo essa mais uma ferramenta de orientação para auxiliar os artistas dentro da elaboração dos projetos de lei de incentivo a cultura. Mardey Russo, exaltou a criação do Conselho Municipal de Cultura que foi efetivado a partir do início de 2025 o qual vem trabalhando em diversas frentes para aprimorar as ações da Cultura em Divinópolis.
Entre as várias ações já realizadas neste primeiro semestre de 2025, os técnicos destacaram a importância de se mapear as Emendas Impositivas dos Vereadores para melhorar o fluxo dos investimentos na Secretaria. Também foram pontuados alguns dos grandes eventos realizados em Divinópolis, como: Pré-Carnaval, Teatro nova Jerusalém, Show Evangelizar, Celebra, Divino Inverno, Divino Motofest, aulas abertas do Fazendo Arte e Exposições Internacionais.
A Diretora da Escola de Música, Maria Tereza Mimoso, apresentou os cursos oferecidos pela escola que atingem mais de 1.300 aulas ministradas por mês entre as diversas atividades oferecidas como: Curso de Musicalização Infantil, Oficina de Música e Curso Básico de Música.
A Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Cultura na íntegra está disponível no Youtube da Câmara e a cobertura fotográfica no flickr .