Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Secretário é convocado para esclarecimentos sobre o sistema Betha

Secretário é convocado para esclarecimentos sobre o sistema Betha

por Dircom-CMD — publicado 18/03/2024 16h15, última modificação 19/03/2024 18h27
Reunião foi realizada no plenarinho da Câmara

A pedido do vereador Roger Viegas (Republicanos), a Comissão de Administração da Câmara Municipal de Divinópolis se reuniu com secretário de Administração, Orçamento, Informação, Ciência e Tecnologia, Thiago Nunes, na tarde desta segunda (18) para prestar esclarecimentos sobre o sistema Betha.

“Recebemos várias denúncias sobre a não funcionalidade do sistema Betha, como: dificuldades de impressão de Certidão Negativa, consulta de débitos de impostos, dificuldades de impressão de documentos fiscais de empresas prestadoras de serviços e avulsas, entre outras. Sabemos que alguns desses serviços já foram regularizados, mas ainda assim precisamos saber da prefeitura os motivos desses problemas, cronograma de implementação do sistema e como a população pode recorrer caso identifique alguma inconsistência em seus dados”, apontou Viegas, autor do requerimento para realização da reunião.

Nunes apontou que os problemas decorrentes da implantação do novo sistema digital se deu devido à situação em que se encontrava a arquitetura do banco de dados do Poder Executivo. “A empresa anterior estava à frente do banco de dados da prefeitura há cerca de 20 anos e muitas informações estavam perdidas no volume gigantesco dos dados, o que atrasou muito nossa migração e exigiu da nova empresa, a Betha, um trabalho apurado para repassar e identificar todos esses dados”, explicou o secretário, completando que para essa nova licitação foi exigido um dicionário de dados para evitar problema semelhante no futuro.

Tiago ainda detalhou que, atualmente, todos os serviços digitais estão 100% funcionais e não há qualquer prejuízo para as demandas da prefeitura ou do cidadão. “Os serviços que ficaram temporariamente indisponíveis, foram por poucos dias e informado com antecedência. Isso era necessário para finalizar a migração, mas atualmente, tudo está perfeitamente funcional, incluindo as compras da prefeitura e também os pagamentos necessários. Vale destacar que este novo sistema é mais moderno, baseado em nuvem e que está integrado ao Gov.br”, explicou.

O representante da prefeitura também fez questão de frisar que no contrato de licitação da empresa Betha, prevê dois técnicos residentes, para dar todo o suporte necessário para funcionamento do sistema e que como o processo ainda está na fase de homologação, não houve pagamento em relação à quantia final da licitação, somente sobre uso do Conecta (módulo específico).

Por fim, Nunes disse que caso algum cidadão identifique inconsistências em algum documento ou em seus dados, é necessário a abertura de um processo administrativo junto à prefeitura para identificar e resolver a situação. “Mas, atualmente, não há nenhum requerimento aberto neste sentindo”, finalizou.

O presidente da Comissão de Administração, Piriquito Beleza (Cidadania), esteve presente e destacou a importância da prestação de contas para esclarecer dúvidas, tanto dos vereadores quanto da população que leva essas dúvidas até à Câmara.

Participaram também os vereadores Ademir Sivla (MDB), Josafá Anderson (Cidadania) e um representante do vereador Zé Brás (PV).