Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Segurança na retomada às aulas é assunto discutido pela Comissão

Segurança na retomada às aulas é assunto discutido pela Comissão

por Ana Paula Oliveira - jornalista — publicado 21/07/2021 17h54, última modificação 21/07/2021 17h54
Comissão de Segurança Pública, Turismo e Defesa Civil discute sobre o policiamento nas escolas da cidade, na retomada às aulas.

Na manhã dessa quarta-feira (21), a Comissão de Segurança Pública, Turismo e Defesa Civil, compostas pelos vereadores Eduardo Azevedo (Presidente), Flávio Marra (Secretário) e Edson Sousa (Membro ), se reuniram, na 7ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais em Divinópolis, para discutirem sobre o policiamento nas escolas da cidade.

Na oportunidade, além dos membros da Comissão,  Eduardo Azevedo, Flávio Marra, e o Vereador Wesley Jarbas, estiveram presentes o Tenente Coronel Wemerson Lino Pimenta, Major do Corpo de Bombeiro Amanda, Fernanda representando o Conselho Tutelar, Carlos da Secretaria Municipal de Trânsito (Settrans), Segurança Pública e Mobilidade Urbana.

De acordo com o presidente da Comissão, em pauta estava a elaboração de protocolos de segurança nas escolas, tendo em vista a importância de prevenir e combater ocorrências de atos violentos e atentados no ambiente escolar, buscando dar cumprimento à Lei Municipal 8.779/2020, a qual estabelece diretrizes para segurança escolar.

“Foram discutidas e já acordadas ações importantes. A Secretaria Municipal de Educação comprometeu-se a envidar esforços para que as escolas públicas municipais disponham de câmeras de seguranças. O comandante Wemerson, da PMMG, ressaltou a importância de recursos para a área, sugerindo a criação de uma central de monitoramento. Além disso, o comandante afirmou que a PMMG criará um plano para reforçar o policiamento nas proximidades das escolas, especialmente em locais de maior incidência de casos de violência”, destacou Eduardo.

A PMMG realizará ainda palestras nas escolas, sobre prevenção e combate a violência e drogas, para alunos, pais e servidores da educação. Por sua vez, a major Amanda, do Corpo de Bombeiros, comprometeu-se a disponibilizar capacitação de brigadistas para servidores da educação.

De acordo com Flávio Marra, a Comissão tem a intenção de prezar pela segurança dos alunos, professores, profissionais da educação e, não menos importante, pela segurança de pais dos alunos. Tendo em vista que a retoma das aulas, gera um fluxo maior de veículos, como carros, motos e pedestres, nas imediações das escolas.

“O tema é de extrema importância, pois visa garantir o bem mais importante de nossa sociedade: a vida e integridade das crianças. Esperamos colher os frutos com ações efetivas de segurança escolar, a partir do trabalho em conjunto de todos os setores públicos envolvidos”, declarou.

Ao final da reunião, a Comissão pontuou que é muito importante fazer uma logística para o patrulhamento na porta das escolas.