Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Seis projetos em pauta na 42ª Reunião Ordinária, confira!

Seis projetos em pauta na 42ª Reunião Ordinária, confira!

por Marcela Knupp - Coordenadora de Comunicação CMD — publicado 03/08/2022 14h25, última modificação 04/08/2022 17h30

Será realizada na próxima quinta-feira (04 de agosto de 2022), no Plenário Dr. Zózimo Ramos Couto, às 14h, a 4 Reunião Ordinária, da 96ª Sessão Legislativa da 25ª Legislatura, da Câmara Municipal de Divinópolis. Na Ordem do Dia, seis projetos estão em pauta, cinco projetos de autoria do Poder Legislativo e um de autoria do Executivo.

O primeiro PLCM 209/2021 é de autoria do vereadorZé Braz e dispõe sobre o mês Municipal de Combate aos maus tratos e abandono de animais no Município de Divinópolis. De acordo com o edil, o projeto visa instituir o mês municipal de combate aos maus tratos contra animais, assim como conscientizar sobre a castração, o abandono e a adoção responsável.

Também será votado o PLCM 216/2021, de autoria do vereador Israel da Farmácia, que institui o dia 9 de agosto como o “Dia Municipal da Equoterapia”. A equoterapia é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Ela serve para complementar o tratamento de indivíduos com deficiências ou necessidades especiais, como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração, por exemplo.

O terceiro projeto em pauta é o PLCM 18/2022, de autoria do vereador Diego Espino, que institui no município de Divinópolis, a SEMANA DA MODA e dá outras providências. Segundo Espino, a intenção do projeto é que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico organize, com o apoio de entidades de classes e a sociedade civil organizada, a SEMANA DA MODA, anualmente, com inicio no segundo sábado do mês de julho, com o intuito de promover e fortalecer a industria e o comércio da moda de Divinópolis, incluindo ai todo o setor de vestuário, calçadista e acessórios.

Em seguida, os parlamentares devem votar o PLCM 021/2022 que institui a Semana do do Bem Estar Animal no Município de Divinópolis, de autoria do vereador Flávio Marra. A matéria tem por objetivo criar uma data comemorativa para celebrar e conscientizar a população acerca da importância do Bem-Estar animal para a sociedade, instituindo a realização de inúmeros eventos relacionados com a causa de bem estar e proteção animal, conscientização junto à sociedade, castração de animais e controle de zoonoses.

Caminhando para o fim da pauta, será discutido o PLCM 025/2022, de autoria do vereador Wesley Jarbas, que institui o dia municipal em memória às vítimas da COVID-19. O projeto tem como objetivo homenagear ás vítimas que faleceram em decorrência da COVID 19 no Município de Divinópolis, como uma forma de reconhecer o trauma coletivo, social, cultural e sanitário, que foram gerados pelo novo Corona Vírus; evidenciando para a história, a gravidade e a crise que foram geradas por esta pandemia.

O último projeto de lei em discussão é o PLEM 014/2022, que altera o Plano Plurianual de Governo do Município de Divinópolis, para o período de 2022 a 2025. A matéria inclui o enfrentamento de execuções de ações socioassistencias Covid-19, Incremento temporário ao bloco da proteção social básica para combate ao Covid-19 e Assistência ao portador de deficiências , totalizando o montante de R$205.675,81 (duzentos e cinco mil, seiscentos e setenta e cinco reais e oitenta e um centavos).