SEMFUP aprovou 589 projetos arquitetônicos no 1º semestre de 2025

por Liziane Ricardo- Assistente de Comunicação — publicado 17/09/2025 16h29, última modificação 17/09/2025 16h29
Pasta apresentou três novos loteamentos aprovados no município

 

Os Vereadores da Câmara Municipal de Divinópolis receberam na tarde desta quarta-feira (17), a Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Fiscalização Urbana e Patrimônio (SEMFUP) apresentada pelo Secretário Marco Túlio Silva Santos e demais membros e diretores da equipe.

 

A secretária de Fiscalização Urbana e Patrimônio tem o objetivo de aprovar projetos arquitetônicos de edificações públicas e privadas, efetuar a emissão de alvarás de construções, fiscalizar obras em andamento, emitir documentos de habite-se, alvarás para demolição e reformas, projetos econômicos, além de gerir e fiscalizar todos os imóveis do município. 

De Janeiro a Agosto de 2025 aproximadamente 589 Projetos arquitetônicos foram aprovados pela Gerência de Análise e Aprovação de Projetos Arquitetônico, já em relação aos alvarás foram emitidos 668 um aumento no índice de 9,69% a mais que no mesmo período do ano anterior. Dados apontam que os habite-se de conclusão de obras (CCO) que transitam pela pasta, já foram emitidos de janeiro a agosto 376 documentos, o que também revela um aumento de 27% em relação ao mesmo período do ano de 2024. Das fiscalizações de obras os números chegaram a 1.460 fiscalizações , e 1.263 lançamentos de unidades prediais que são unidades que vieram desses habite-se emitidos.

No que diz respeito a Diretoria de Políticas Urbanas, os técnicos da pasta informaram que a Secretaria também é responsável pela aprovação e planejamentos dos novos loteamentos aprovados no município. “Nesse primeiro semestre de 2025 tivemos a aprovação de três novos loteamentos e de um condomínio fechado, são eles: bairro Eroville com 579 lotes; bairro Smart Solare com 545 lotes; bairro Vila Montês com 99 lotes e o Condomínio La Reserve com 68 unidades autônomas, totalizando 1.223 novos lotes”, especificou o Diretor Raul José. 

A Prestação de Contas contou com a participação dos vereadores: Israel da Farmácia (Progressistas), Walmir Ribeiro (PL), Ney Burguer (Novo), Welington Well (Progressistas), Matheus Dias (Avante), Wesley Jarbas (Republicanos).

As apresentações na íntegra estão disponíveis no canal do Youtube da Câmara e a cobertura fotográfica no flickr