Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Semusa esclarece demandas do Cap’s aos Vereadores

Semusa esclarece demandas do Cap’s aos Vereadores

por DIRCOM-CMD — publicado 12/04/2024 16h15, última modificação 12/04/2024 16h13
Convocação se deu por reclamações de usuários aos Vereadores

Os Vereadores da Câmara Municipal de Divinópolis convocaram os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) para uma reunião realizada na tarde desta sexta (12) à titulo de esclarecer dúvidas e reclamações direcionadas aos atendimentos nos CAP’s – Centro de Atenção Psicossocial em Divinópolis.

Estiveram presentes o Presidente do Legislativo, Israel da Farmácia (Progressista), Zé Braz (PL) e um representante do vereador Ney Burguer (Novo). De acordo com o Presidente da Comissão de Saúde, Zé Braz, os usuários tem ido aos gabinetes reclamar com os vereadores que o Sersam – Serviço de Saúde Mental, durante o fim de semana, está com falta de médicos para atendimentos. Outro ponto de frequente reclamação tem sido também a demora na marcação de atendimentos na Policlínica.

Na ocasião, a Secretária Municipal de Saúde, Sheila Salvino, junto da equipe responsável pelos setores esclareceu que a demanda está realmente muito alta e a solução é a contratação de mais médicos para a área. “Hoje no CAP’s temos médicos e clínicos, a única falta que pode estar ocorrendo é alguma ausência durante a troca de turno”, explicou Geraldo Mangela de Almeida – Diretor da Atenção Secundária.

"Já a respeito do questionamento da Policlínica, estamos realmente com uma alta demanda, por isso, estamos priorizando os atendimentos para os pacientes que já estão em tratamento antes de abrir para novas consultas”, esclareceu Thiago Ramos – Gerente da Saúde Mental.

A Secretária de Saúde, Sheila Salviano, destacou que já foi aberto o processo de contratação de mais quatro médicos psiquiatras atendendo na Policlínica. “Hoje o número de psiquiatras se comparado com o ano anterior é quase o dobro, o que aumento de fato foi a demanda mesmo” reforçou.

Segundo o Coordenador do CAP’s III, Wanderson Teixeira de Freitas, hoje a unidade conta com uma média de 8 a 10 pessoas em tratamento permanente, e entre os atendimentos flutuantes a média registrada é de 50 pessoas atendidas no CAP’s. Outro dado apresentado pelos servidores foi em relação ao CAPS’ I situado no bairro São José que presta atendimento para crianças e adolescentes sob uma média de 15 a 20 atendimentos.

Ao fim dos esclarecimentos, o Presidente Israel da Farmácia pontuou que o Sistema Único de Saúde (SUS) não evoluiu na medida necessária que o fluxo de pacientes e doenças vem surgindo ao longo dos anos, por isso, o Legislativo se preocupa em alinhar essas demandas para melhor atender os anseios da população.