Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Sucesso na transmissão da Missa Conga pela TV Câmara

Sucesso na transmissão da Missa Conga pela TV Câmara

por Ana Paula Oliveira - Jornalista CMD — publicado 17/05/2021 18h25, última modificação 18/05/2021 13h10
Transmissão foi realizada pela TV Câmara, em parceria com a TV Candidés e Prefeitura Municipal de Divinópolis.

Foi realizada no último domingo (16/05/2021) a tradicional Missa Conga, no Santuário de Santo Antônio, em Divinópolis. A missa é realizada, como de costume todos os anos, no terceiro domingo de Maio.

Na ocasião, os fieis não poderiam participar de forma presencial da Missa, tendo em vista o atual momento em que vivemos, devido a pandemia. Sabendo disso, a Prefeitura de Divinópolis firmou parceria com a Câmara Municipal, para que a Missa fosse transmitida para todos, virtualmente.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Eduardo Print Júnior, a tradição de acompanhar a Missa Conga não poderia ser deixada neste ano.

“Mesmo que estejamos na Onda Vermelha do Minas Consciente, o público geral não estava liberado para participar da Missa. Sabendo disso, mobilizamos nossa equipe de Comunicação para que essa transmissão acontecesse, ao vivo, e todos pudessem participar, mesmo que a distância. Um momento histórico e importante para a cidade e para os fieis”, destacou Print.

Sendo assim, a Câmara Municipal firmou parceria com a TV Candides, que transmitiu ao vivo a celebração. A transmissão também aconteceu nas redes sócias da Câmara, sendo salva na página Oficial do Youtube da Câmara de Divinópolis, proporcionando para os telespectadores e fieis a oportunidade de assistirem de casa a festa.

A Missa foi conduzida pelo Frei Leonardo, com limite de pessoas no Santuário, onde estiveram presentes somente os representantes das irmandades.

De acordo com a Vice Prefeita Janete, essa data em  Divinópolis é oficializada pela Lei nº 8.312/2017, sendo essa missa realizada desde 1977, no terceiro domingo de maio, marcando o início das festividades do Reinado.

“Foi uma linda celebração, como todos os anos. Mesmo neste momento de pandemia, não poderiamos quebrar a tradição, com umas das maiores presenças culturais de Divinópolis”, destacou Janete.

O Secretário de Cultura, Diniz Borges Filho, que nos convidou a ser parceiros desse evento, falou um pouco sobre como acontece a festividade em todos os anos, em momentos não pandêmicos.

“Todos os anos nós contratamos ônibus para o deslocamento das guardas, que são trazidas para o santuário. O número de pessoas é muito grande, e, por isso, a missa é celebrada fora da igreja. Após a celebração da Missa Conga, todos os anos é servido o tradicional café de São Benedito, que infelizmente não tivemos nesse ano. Mas com a transmissão, já conseguimos alcançar muitos fieis que gostariam de estar presentes”, declarou Diniz.

A Equipe de Comunicação da Câmara Municipal foi empenhada para que a transmissão acontecesse da melhor forma. Estiveram presentes neste domingo os cinegrafistas, a repórter, o diretor de imagem e o fotógrafo da Casa, que registrou cada momento da celebração, que ficou marcada na história da cidade.

As fotos podem ser conferidas neste link.

Créditos Foto: Rafael Rocha / Dircom CMD

A celebração pode ser vista no nosso youtube (Clique aqui).