Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / TV Câmara realizará transmissão ao vivo da Missa Conga

TV Câmara realizará transmissão ao vivo da Missa Conga

por Ana Paula de Oliveira - Jornalista — publicado 11/05/2021 16h45, última modificação 11/05/2021 16h45
Câmara Municipal firma parceira com Secretaria de Cultura e fará transmissão ao vivo pela TV Câmara, nas redes sociais e na TV Candidés, da Missa Conga no próximo domingo.

Na tarde da última segunda-feira (10), o presidente da Câmara Municipal de Divinópolis, vereador Eduardo Print Júnior (PSDB), se reuniu com o Secretario Municipal de Cultura e Esporte, Diniz Borges Filho, para discutir sobre a parceria da transmissão da Missa Conga, realizada ao vivo pela TV Câmara, que acontecerá no próximo domingo (16/05/2021), às 13 horas.

A Missa Conga é uma celebração dedicada à Nossa Senhora de Rosário, que marca a união religiosa entre a Igreja Católica e as manifestações afro-brasileiras. O evento, é realizado desde 1977 no município, no terceiro domingo de maio, próximo ao dia 13. Essa data marca a assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravatura em todo o Brasil em 1888. Em Divinópolis, a missa é oficializada pela Lei Nº 8.312/2017.

Devido a situação da cidade que ainda permanece na Onda Vermelha, a  TV Câmara irá transmitir a Missa Conga, evitando aglomerações, pois a celebração não terá a presença de fiéis no Santuário de Santo Antônio, sendo limitadas a presença de organizadores e representantes das irmandades.

De acordo com o Secretário de Cultura, essa parceria com a TV Câmara, possibilitará aos fieis que, anualmente acompanham a missa na igreja, vejam a solenidade sua própria casa.

“A parceria com a Câmara por meio do seu Presidente, Eduardo Print Júnior, é de grande valor. Com essa disponibilidade em nos ajudar, conseguiremos transmitir pela TV Candidés a Missa Conga a todas as pessoas que neste momento não poderão participar fisicamente da nossa festa, como em todos os anos, devido à pandemia”, pontuou Diniz Borges.

Segundo o Presidente da Câmara, toda a Comunicação da Casa foi empenhada para essa transmissão, não medindo esforços em realizar o evento.

“Fizemos a parceria com a TV Candidés e disponibilizamos nossos servidores, equipamentos e o que for necessário para que essa transmissão aconteça e a tradição de assistir a Missa Conga, não seja prejudicada. Com nossa estrutura, será possível levar ao cidadão divinopolitano uma celebração em tempo real, com qualidade e em segurança, sem aglomerações na igreja”, destacou Print.

CARREATA

Antes da celebração, na manhã do dia 16, será realizada uma carreata pela cidade, passando pelas capelas das irmandades. A missa será celebrada pelo Frei Leonardo Lucas Pereira. O evento, que tem como organização as Irmandades Religiosas, conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, da Câmara Municipal de Vereadores de Divinópolis.

A população poderá acompanhar a missa de forma online pelas redes sociais da Prefeitura ou ainda pela página da associação CongaDiv (https://www.facebook.com/congadiv/ ). A missa também contará com transmissão da TV Câmara, por meio das redes sociais e TV Candidés, no canal 13, e será salva na página principal da Câmara de Divinópolis.