Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador, a pedra angular da democracia!

Vereador, a pedra angular da democracia!

por Flávio Ramos - Secretário Geral da Câmara — publicado 01/10/2021 15h33, última modificação 01/10/2021 15h33
Dia do Vereador, 01/10, é celebrado com valorização aos representantes do povo.

Tudo começa na cidade. Tudo acontece no município.

O saudoso governador paulista, André Franco Montoro (1916-1999), um grande municipalista, já dizia que ninguém mora na União ou no Estado. As pessoas moram nos municípios. É onde elas exercem suas vontades como cidadãs, é onde constroem sua vivência, lutam por melhores condições de vida e desejam que as melhorias sejam feitas em nome do bem-estar comum. O vereador pode ser considerado a pedra angular da democracia já que ele é o primeiro a ouvir e atender os anseios do povo.

O ex-Vereador Mauro Corgozinho Raposo autor do livro “Poder Legislativo de Divinópolis 1912-2002” muito bem definiu a importância do vereador para a política municipal:

É sabido que não são as autoridades ou doutores, sozinhos, que fazem a história; ela é a contribuição do pedreiro, do ferreiro, do barbeiro, do professor, do carpinteiro, enfim, de um enxame de cidadãos e cidadãs em constante movimentação na comunidade para erguer uma sociedade, uma cidade, um país – uma vida próspera e feliz.

Porém, para que esses operários possam desenvolver o trabalho fecundo, é necessário que o barco tenha ao leme o comando de mãos seguras, do timoneiro conhecedor dos muitos rumos para chegar, com tranquilidade, a porto seguro.

Esse “timoneiro” é o Vereador; é ele quem tem o deve de velar pelo sossego e bem-estar dos munícipes.

O Vereador exerce tríplice atividade: legislativa, fiscalizadora e denunciadora; portanto é o Vereador quem dá condições e oportunidades para o desenvolvimento dos verdadeiros construtores da história: O POVO!

Os que cumpriram seus mandatos temporais e estão junto ao Pai Celestial, temos a certeza de que lá de seus assentos etéreos, estão sorridentes por saber que seus trabalhos não foram em vão.

Aqueles outros que ainda resistem ao tempo, lutando em defesa do povo que constrói, estejam certos, há o reconhecimento da nossa gente as bênçãos de Deus.”