Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores discutem o trânsito do Complexo da Ferradura

Vereadores discutem o trânsito do Complexo da Ferradura

por Dircom CMD. — publicado 12/09/2023 16h29, última modificação 12/09/2023 16h29
Audiência foi solicitada pelo Vereador Edsom Sousa a pedido do comunitário Ricardo Andrade

Os Vereadores da Câmara Municipal de Divinópolis por meio da Comissão de Administração Pública Infraestrutura Serviços Urbanos e Desenvolvimento Econômico, realizaram na noite desta segunda-feira (11/9), uma Audiência Pública na qual discutiram junto a população a respeito dos impactos que o trânsito do Complexo da Ferradura trará para os bairros da região em que a obra está sendo realizada.

O debate contou com a presença de líderes comunitários, dos Vereadores Hilton de Aguiar, Wesley Jarbas, Ney Burguer, Ademir Silva, Zé Braz, Josafá Anderson, Piriquito Beleza, do Deputado Estadual Eduardo Azevedo e do assessor parlamentar da Deputada Lohanna França.

A audiência foi conduzida pelo Vereador Edsom Souza membro da Comissão de Administração, que provocou o debate a requerimento do líder comunitário Ricardo Andrade.

Na oportunidade, o líder Ricardo demonstrou sua preocupação com relação às questões do trânsito de veículos pesados na região Sudeste. “É importante virmos aqui discutir o gargalo no trânsito daquela região que liga Divinópolis ao município de Carmo do Cajuru. Desde 2002 nós buscamos por uma solução para aquela rodovia que faz a ligação das duas cidades, onde temos visto muitos acidentes acontecendo neste local”.

“Quero deixar claro que não sou contra o Complexo da Ferradura, visto que é uma obra que viabiliza trazer benefícios para a cidade. Já temos ciência que a rodovia que liga Carmo do Cajuru a Divinópolis não tem concessão própria nem com DER, nem com os municípios, é importante que seja apresentado um projeto do fluxo de veículos pesados para o encabeçamento da ponte do Complexo da Ferradura” pontuou Ricardo Andrade.

A rodovia MG-345 que liga Divinópolis a Carmo do Cajuru é uma preocupação do município, segundo o Assessor de Governo Fernando Henrique, o qual informou que já foi feito um ofício em conjunto com a prefeitura de Carmo do Cajuru, e que se faz necessária a municipalização da rodovia para melhorias de acostamento, terceira faixa e redutores de velocidade.

O Secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Lucas Estevam, apresentou uma proposta para os vereadores na audiência ao relatar um estudo do fluxo dos caminhões que passam pelo trecho até Gerdau. “A ideia de contar com o Complexo da Ferradura é para diminuir o fluxo na região do Interlagos e do Niterói, restringindo o tráfego de caminhões para empresa Gerdau, sendo feita escala de horário e dos dias para os caminhões. Uma outra alternativa seria o tráfego pelas ferrovias carregando materiais”, explicou o secretário.

O Deputado Eduardo Azevedo, informou que, em reunião da qual participou, o projeto de municipalizar da rodovia MG -345 foi apresentado ao vice governador e diretor do DER que manifestaram interesse em passar para os municípios, porém, isso só poderá acontecer após o Estado entregar a rodovia reformada para o município.

Encerrando, o Vereador Edsom Sousa assim se expressou: " Essa audiência pública é um rascunho de tudo que se precisa ser feito e dos rumos que esse projeto do Complexo da Ferradura pode tomar. Essas questões, muito envolvendo a reforma do Estado, é algo que devemos ter muita cautela. Para qualquer tipo de obra existe um planejamento e isso deve ser seguido. E espero que a audiência pública tenha contribuído para esse planejamento".

COMPLEXO DA FERRADURA

O projeto que foi iniciado em 2013, permaneceu paralisado por muitos anos, teve as obras retomadas em junho de 2023, sob o intuito de fomentar a atração de empresas para o município. O viaduto projetado para atender o Complexo da Ferradura tem a proposta de encurtar o percurso do trânsito para escoamento da produção do Centro Industrial.

A obra também tem como a finalidade a interligação dos bairros da região Sudeste: Santa Lúcia, Padre Eustáquio, Dona Rosa e Santa Rosa dando acesso a região Nordeste que contempla os bairros Icaraí, Candidés, São Caetano, Lagoa dos Mandarins, Floramar, São Simão e a rodovia MG-050. (Fonte:Site da PMD)