Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores e Assessores recebem treinamento de informática

Vereadores e Assessores recebem treinamento de informática

por Diretoria de Comunicação — publicado 18/01/2017 11h45, última modificação 30/11/2017 16h02
Vereadores e Assessores recebem treinamento de informática

Ministração Curso de Informática para Vereadores e Assessores

Os Vereadores e Assessores Parlamentares receberam na tarde de ontem (17) um treinamento de informática ministrado pela Consultoria de Informática da Câmara em parceria com a Escola do Legislativo. O treinamento trouxe explicações sobre os diversos sistemas utilizados na Câmara, como o Net Câmara, espaço onde são publicadas as mídias produzidas pelo Legislativo, ou o SAPL, sistema pelo qual circulam e são disponibilizadas as Proposições da Câmara.

O servidor Márcio Vilas Boas, Consultor de Informática do Legislativo, conduziu o treinamento e explicou as vantagens do uso de softwares livres pelos órgãos públicos, sendo que a principal delas é a economia, já que esse tipo de software não precisa ser pago e realiza as mesmas funções que outras opções pagas. Além disso, o programa utilizado pela Câmara é rápido e não está sujeito a invasões e vírus.

2017 Treinamento Informática SAPL vereadores e assessoresForam explicados todos os detalhes sobre os espaços da rede interna do Legislativo e o mensageiro interno, o uso da internet sem fio, o Sistema de Gerenciamento de Contatos (SISCON) e o Sistema de Documentos Perdidos (SISDOC), o portal da Câmara e o e-mail institucional. Houve, ainda, um momento dedicado exclusivamente ao SAPL - Sistema de Apoio ao Processo Legislativo -, no qual as equipes puderam aprender com clareza como uma matéria é inserida no sistema para que fique acessível no portal da Câmara.

Ter conhecimento sobre os sistemas de informática do Legislativo é fundamental para os Vereadores e Assessores Parlamentares, principalmente porque o uso correto dos sistemas torna o trabalho mais ágil. Por fim, conhecer as normas de utilização e funcionamento da internet na Câmara previne os próprios usuários de usos indevidos e faz com que tudo seja utilizado apenas em prol da cidadania.

Texto: Samuel Marques                                        Fotos: Moreno Machado