Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores participam de prestação de Contas da Educação

Vereadores participam de prestação de Contas da Educação

por Dircom -CMD — publicado 20/09/2023 18h50, última modificação 21/09/2023 18h04
Secretária reforça a importância do cadastramento escolar para garantia das vagas

Os Vereadores da Câmara Municipal de Divinópolis, participaram na tarde desta quarta-feira (20/9) da Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Educação que foi conduzida pela Secretária Andreia Dimas na qual inicialmente apresentou a equipe e os dados da rede municipal. Estiveram presentes os Vereadores, Israel da Farmácia, Ney Burguer, Roger Viegas, Ana Paula do Quintino e Piriquito Beleza.

Divinópolis atualmente conta com 51 unidades escolares, sendo 23 CMEI’s e 28 Escolas com ensino fundamental e educação de jovens e adultos. Um ponto muito relevante apontado pela Secretária foi a ampliação das professoras responsáveis pelas Oficinas Itinerantes na educação infantil que subiu de 30 professoras em 2022, para 112 profissionais atuante no ano de 2023.

“Iniciamos nessa gestação com apenas 25 professoras no ano de 2021 e percebemos que com esse quadro, as profissionais iam nas escolas num período de 40 dias. No entanto, avaliamos que o trabalho precisava ser desenvolvido semanalmente, pois além da proposta pedagógica, a Oficina Itinerante também proporciona que o professor esteja fora da sala fazendo seu planejamento das aulas. Nesse sentido, ampliamos o quadro para 112 professoras atendendo toda a rede municipal”, explicou Andreia. Os profissionais das Oficinas Itinerantes atendem hoje 37 unidades escolares, sendo 7.083 crianças na faixa etária de 2 a 5 anos das 426 turmas englobadas no horário escolar.

Com relação as escolas em tempo integral, a Secretária informou a ampliação de três para cinco escolas encontram-se aptas atendendo a educação em tempo integral, sendo elas: CMEI Miguel Rodrigues Filho, Escola Municipal São Sebastião, Escola Municipal Oribes Batista Leite e a Escola Municipal Otávio Olímpio de Oliveira. No geral as escolas de tempo integral expandiram de 426 crianças atendidas para 684 alunos.

Já no que diz respeito ao cadastramento escolar no município, Andreia Dimas ressaltou sobre a importância dos pais realizarem o cadastro dos filhos anualmente para garantir as vagas nas unidades escolares. Os dados da pasta apontam uma queda no número de cadastros realizados no ano passado em relação a esse ano. “Se em 2022 tivemos 3.604 crianças cadastradas na educação infantil e agora atingimos apenas 2.658 cadastros, isso mostra que as famílias não fizeram o cadastramento esse ano, depois quando chega o período das matrículas eu não consigo garantir que a criança estude perto da sua casa. Por isso, eu quero pedir que os vereadores também nos ajudem a reforçar nesse trabalho de divulgação do cadastro escolar” disse Dimas.

OBRAS

Por meio de emendas impositivas, algumas obras na rede municipal já estão em andamento, e na oportunidade foram apresentadas aos Vereadores que fizeram as indicações, como por exemplo, a ampliação de sala no CMEI Vicente Amador, reformas internas no CMEI Maria da Conceição Fernandes, reforma interna do CMEI José Cristóvam, reforma dos telhados das escolas Professor Bahia e também da Escola Municipal Dr. Sebastião Gomes, além de pinturas entre outras melhorias.

Ao final os Vereadores fizeram suas pontuações em torno da prestação de contas e na ocasião o Vereador Ney Burguer sugeriu que a Secretária Andreia Dimas fizesse um levantamento das escolas que mais necessitam de verba para que os parlamentares possam direcionar as emendas impositivas de forma homogênea.