Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores, prefeito e vice-prefeita tomam posse em Divinópolis

Vereadores, prefeito e vice-prefeita tomam posse em Divinópolis

por Elias Costa - Coordenador de Comunicação — publicado 01/01/2021 17h20, última modificação 03/01/2021 13h12
Eleitos para um mandato de quatro anos, após terem sido eleitos com a maioria dos votos válidos nas eleições de novembro, foram empossados na tarde de hoje (01.janeiro.2021), em solenidade realizada no Plenário da Câmara de Divinópolis
Vereadores, prefeito e vice-prefeita tomam posse em Divinópolis

Vereadores, prefeito e vice tomam posse em Divinópolis nesta sexta-feira (01)

Nesta sexta-feira, dia 1.º de janeiro de 2021, foi aberta a 25.ª legislatura da Câmara Municipal de Divinópolis. Em solenidade especial, realizada no Plenário Dr. Zózimo Ramos Couto, e transmitida ao vivo por meio do Portal do Legislativo (www.divinopolis.mg.leg.br), redes sociais e TV Candidés (Canal 13), tomaram posse os 17 vereadores eleitos para o exercício 2021-2024.

Também foram empossados o prefeito Gleidson Azevedo (PSC) e a vice-prefeita Janete Aparecida (PSC). Em seu pronunciamento oficial, o chefe do Executivo falou sobre sua gratidão ao povo divinopolitano, os desafios a serem enfrentados já neste início de governo e as expectativas nas ações de enfrentamento à epidemia do novo coronavírus (Covid-19).

Presidida pelo ex-presidente da Casa e vereador reeleito, Edsom Sousa (Cidadania), a solenidade de posse teve início às 16h com a escolha do vereador Israel Mendonça (PDT) para secretariar os trabalhos da reunião. Logo na abertura, foram realizadas duas leituras, com o vereador Wesley Jarbas (Republicanos) citando um trecho da Bíblia Sagrada e a vereadora Lohanna França (Cidadania) mencionando um artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

Na sequência, após tomaram lugar em Plenário e o secretário da Mesa, vereador Israel Mendonça (PDT) confirmar que todos apresentaram os diplomas e requisitos para a posse, os vereadores acompanharam o presidente da solenidade e fizeram o juramento de “cumprir com dignidade o mandato confiado pelo Povo, observando fielmente os preceitos constitucionais e legais, em especial a Lei Orgânica do Município, e trabalhar pelo engrandecimento de Divinópolis". Em seguida, os parlamentares eleitos foram citados em ordem alfabética, e assinaram o termo de posse, oficializando a assunção do mandato. 

Eleição da Mesa Diretora 

Uma vez empossados, o Poder Legislativo Municipal deu início a votação da Mesa Diretora para a abertura da 25.ª legislaturaLideradas por Eduardo Print Jr. (PSDB) e Ademir Silva (MDB), duas chapas se inscreveram para a disputa o comando da Câmara Municipal de Divinópolis para o biênio 2021-2022. Em uma votação que contou com 17 votos válidos, sendo 11 na Chapa 02, 05 na Chapa 01 e 01 abstenção, em votação nominal, os vereadores referendaram o nome de Eduardo Print Jr. (PSDB) para presidente e os nomes de Roger Viegas (Republicanos) vice-presidente; Zé Braz (PV), 1.º secretário; e Israel da Farmácia (PDT), 2.ª secretário, para compor a nova Mesa Diretora.

Votaram na Chapa 01 (Eduardo Print Jr), os vereadores  Claudinei Cunha - Ney Burguer (PSB), Eduardo Print Jr (PSDB), Hilton Aguiar (MDB), Israel da Farmácia (PDT), Josafa Anderson (Cidadania), Zé Braz (PV), Flávio Marra (Patriota), Rodrigo Kaboja (PSD), Rodyson do Zé Milton (PV), Roger Viegas (Republicanos) e Wesley Jarbas (Republicanos). Votaram na Chapa 02 (Ademir Silva), os vereadores Ademir Silva (MDB), Ana Paula do Quintino (PSC), Edsom Sousa (Cidadania), Eduardo Azevedo (PSC) e Lohanna França (Cidadania). O vereador Diego Espino se absteve de votar. 

Sobre o processo de escolha da nova Mesa Diretora, o presidente eleito Eduardo Print Jr. (PSDB) disse que prevaleceu a vontade da maioria, já que o grupo teve aprovação de mais de dois terços dos vereadores. “Temos uma composição partidária ampla e vereadores experientes, o que será bom para a administração da Casa. Vamos implantar mudanças e garantir todo apoio ao povo divinopolitano que nos honrou a sua representatividade. Vamos trabalhar pelo fortalecimento da imagem do Poder Legislativo e queremos garantir produtividade, responsabilidade e a votação de projetos importantes e necessários para nossa cidade”, apontou o chefe do Poder Legislativo. 

Mulheres na Política

O reconhecimento e a valorização da mulher na política também foi destaque na solenidade de Posse. “É um momento importante termos duas vereadoras eleitas nessa casa legislativa e uma vice-prefeita também eleita. Precisamos das mulheres cada vez mais ocupando espaços de poder, de decisão e a eleição da Lohanna França, Ana Paula do Quintino e da vice-prefeita Janete Aparecida, sinaliza essa mudança necessária na política”, disse Rodrigo Kaboja (PSD), vereador reeleito que deixa à presidência da Câmara após comando do Poder Legislativo no biênio 2019 a 2020.

Posse Prefeito e Vice-Prefeita 

Uma vez decidida a Mesa Diretora da Câmara, o Poder Legislativo promoveu a posse do prefeito Gleidson Azevedo (PSC) e a vice-prefeita Janete Aparecida (PSC), que juraram "manter, defender e cumprir a Constituição da República Federativa do Brasil, a Constituição do Estado de Minas Gerais e a Lei Orgânica do Município, observar as leis, promover o bem-estar geral do Povo e sustentar a integridade e a autonomia de Divinópolis.”

Após realizar o juramento e assinar o termo de posse, em pronunciamento oficial, o chefe do Executivo, agradeceu o apoio do povo divinopolitano que lhe confiou essa importante missão de “construir a Divinópolis do futuro” e dirigiu uma mensagem aos vereadores eleitos. "Sou o prefeito mais jovem da história de Divinópolis e em meu primeiro dia irei pegar uma cidade "fechada" com as dificuldades enfrentadas pela pandemia do Coronavírus. Precisamos ter equilíbrio para saber lidar com os outros e amar primeiramente ao próximo. Peço o apoio de todos e espero que a Câmara de Vereadores tenha uma parceria com o nosso Governo e os nossos projetos"   

Diretoria de Comunicação (Dircom)

Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Divinópolis.