Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores questionam sobre o caos na UPA em Divinópolis

Vereadores questionam sobre o caos na UPA em Divinópolis

por Marcela Knupp - Coordenadora de Comunicação CMD — publicado 13/03/2023 18h04, última modificação 13/03/2023 18h04

Vereadores que compõem a Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Ciência e demais parlamentares da Câmara de Divinópolis participaram na tarde desta segunda-feira (13 de março de 2023) de uma reunião com diversos agentes públicos, para tratar sobre a superlotação da Unidade de Pronto Atendimento Padre Roberto Cordeiro Martins (UPA 24 horas).

A reunião foi marcada e convocada pela Comissão, por meio do vereador presidente, José Braz Dias, para que os responsáveis indicados pudessem responder questionamentos sobre os casos de superlotação da unidade, principalmente nas questões de capacidade fisica e técnica de atendimento à população.

A reunião durou mais de três horas, onde foram apresentados pelos vereadores vários problemas e denuncias vividas diariamente na unidade. Foi questionado ao Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (IBRAPP) a quantidade de médicos, enfermeiros, técnicos e funcionários disponíveis na UPA para atendimento à população.

Ao Secretário de Saúde, Alan Rodrigo, foi indagado sobre a atenção primaria e os atendimentos nos postos de saúde, que tem sido pouco satisfatório. O mesmo destacou que nesta gestão há médicos em todos os postos, mas reafirmou que o serviço ainda tem falhas e pode ser melhorado.

O vereador Ney Burguer questionou sobre a falta de um Diretor Clínico na UPA, para que o mesmo resolva os problemas mais críticos de administração. A IBRAPP destacou que não havia feito eleição da Diretoria, tendo em vista que o alvará de funcionamento estava travado e vencido, tendo que colocar os documentos em dia, para a eleição da mesma. No entanto, o Secretário de Saúde, de imediato, exigiu que fosse eleita a gerência, com aval de Alan Rodrigo.

Estiveram na reunião os convocados pela Comissão, como: Secretário de Saúde, Alan Rodrigo Siva; o Diretor de Regulação em Saúde, Rafael Otaviano Ribeiro da Silva; bem como o Diretor Técnico da Upa, Dr.Tarcísio Teixeira de Freitas Júnior; também o Diretor Administrativo da UPA Padre Roberto Cordeiro Martins, César Augusto Tamoeiro e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Warlon Carlos Elias.

A reunião está disponível no youtube da Câmara e poderá ser vista clicando neste link.