Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores recebem prestação de contas da SEMFAZ

Vereadores recebem prestação de contas da SEMFAZ

por Dircom-CMD — publicado 28/02/2024 18h16, última modificação 28/02/2024 18h16
Secretaria apontou que no acumulado do ano arrecadação foi superior as despesas liquidadas em 0,65%

O Presidente da Câmara de Divinópolis, Israel da Farmácia (PDT) juntamente do vereadores: Piriquito Beleza (CDN), César Tarzan (PSDB), Ney Burguer (PSB), Breno Júnior (PSD) receberam na tarde desta quarta (28), a Prestação de Contas do 3º quadrimestre de 2023 da Secretaria Municipal de Fazenda (SEMFAZ).

A apresentação feita pelo Secretário de Fazenda, Gabriel Vivas, observou primeiro o comparativo das metas de arrecadação dentro de todo o exercício do ano. Houve uma diferença negativa de R$ 19. 048. 780,22 apesar da discrepância de arrecadações ao longo dos meses, dentro do quadrimestre as arrecadações foram superiores ao previsto de 2,78%.

Em relação as receitas correntes foi apresentada uma diferença positiva sob um percentual de 102,03% perante o orçado, já no acumulado anual, as arrecadações das receitas pelo município foram de 1,75% inferiores frente ao previsto.

De acordo com Gabriel Vivas, no 1º e 2º quadrimestres foram liquidadas despesas frente ao arrecadado de 80,6% das e 103,26% respectivamente. Já analisando apenas o 3º quadrimestre as liquidações de despesas superaram em 14,20% o valor arrecadado, refletindo o esperado nos meses finais de todos os anos, onde as receitas tendem a reduzir. “Entendemos que no acumulado do ano todo a arrecadação foi superior as despesas liquidadas em 0,65%”.

Hoje o município está realizando uma frente de obras que foram planejadas no ano anterior conforme os dados da pasta responsável e de acordo com as verbas destinadas.

“Outras duas pastas importantes inclusas dentro das previsões orçamentárias são saúde que no quadrimestre teve 29,14% dos gastos, ou seja, o dobro do que está previstos constitucionalmente que é de 15%. E a educação que teve valor aplicado de 31,41% sendo essa uma aplicação recorde diante do mínimo previsto que é de 25%”, explicou Gabriel Vivas.

Para conferir a prestação de contas na íntegra basta acessar nosso canal no Youtube.