Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores se mobilizam a não votar projetos da Educação

Vereadores se mobilizam a não votar projetos da Educação

por dircom — publicado 19/11/2018 15h03, última modificação 19/11/2018 15h03
Decisão é para resguardar a classe até que normalize a situação salarial

Os Vereadores da Câmara Municipal de Divinópolis receberam na manhã desta segunda-feira (19), os representantes da Educação municipal que estão em paralisação devido ao atraso nos salários da classe. De acordo com o Poder Executivo, o atraso no pagamento se deu por falta dos repasses que não foram enviados através do Fundeb.


A pauta da reunião convocada pelo Líder de Governo, Vereador Kaboja, foi sobre o apoio que os parlamentares devem conceder ao movimento dos professores com relação aos projetos da área que tramitam ou poderão aportar na Casa Legislativa para votação em plenário ainda este ano. Durante a 71ª Reunião Ordinária do dia 13/11, o parlamentar convocou seus pares para que participassem da discussão na manhã desta segunda-feira, visando construir uma aliança com a classe através de um documento oficiado ao Poder Executivo, no qual consta a decisão dos parlamentares em não votar nenhum projeto relacionado a Segregação de Massa do Instituto Diviprev; PCCS da Educação, e nenhum outro de cunho voltado a categoria.


Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Municipal (Sintemmd), Rodrigo Rodrigues, a ideia é que enquanto não houver uma regularização da situação dos salários atrasados, a Câmara Municipal por meio de seus Vereadores não coloque em votação nenhum projeto que possa vir a modificar ou prejudicar a categoria. “Neste momento estamos buscando o acerto dos salários primeiro, para depois não entrarmos numa zona de nebulosidades da qual não conseguiremos sair. Não é o momento de pensar outras ações como PCCS ou Segregação de Massa, com nossos salários atrasados”, frisou Rodrigo. O representante do Sintemmd completou também que o sindicato já está em busca de novas avaliações de especialistas em auditoria para apontar qual melhor vertente deve ser seguida na solução das questões da previdência dos servidores.


Os professores lembraram também que o corpo diretor da Diviprev será modificado a partir de janeiro de 2019, e essa também é uma questão delicada, apesar da Presidência continuar com Luciana Santos, os demais membros que estão discutindo a Segregação de Massa não estarão mais a frente do sindicato futuramente.

Projetos Educação 02
Dentre os encaminhamentos finais da reunião ficou acertado que os Vereadores irão apoiar e manter a decisão de não votar projetos da Educação na Casa, e para firmar o compromisso será enviado um ofício com a assinatura dos parlamentares para informar o Poder Executivo da decisão. Participaram da reunião os Vereadores: Kaboja, Janete Aparecida, Ademir Silva, Renato Ferreira, Zé Luiz da Farmácia, Edson Sousa, Nêgo do Buritis, Cleitinho Azevedo e os representantes dos vereadores Roger Viegas e Sargento Elton. O Vereador Marcos Vinícius não esteve na reunião por estar em compromissos fora da Câmara, mas se disse a favor da decisão.

 

 

Texto: Liziane Ricardo                                                                                    Foto: Cristina-CMD