Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vice-presidente Israel da Farmácia recebe integrantes da Folia de Reis

Vice-presidente Israel da Farmácia recebe integrantes da Folia de Reis

por José Vander Viegas - Diretor de Comunicação CMD — publicado 06/01/2023 17h53, última modificação 06/01/2023 17h53
Evento teve grande repercussão. Folia de Reis Nossa Senhora do Rosário participa de momento especial na Câmara

A Folia de Reis Nossa Senhora do Rosário se apresentou na Câmara Câmara Municipal de Divinópolis, na tarde de sexta-feira (6), Dia Reis, numa iniciativa da Diretoria de Comunicação, com apoio da presidência.

O vice- presidente Israel da Farmácia em nome do Poder Legislativo recebeu a Bandeira de Santo Reis e os foliões na porta da Câmara Municipal, sendo o estandarte entregue ao final das apresentações, conforme o rito e as tradições determinam.

Após o ritual de entrada, o grupo de folia se dirigiu ao Espaço GTO, que fica no segundo piso do prédio, onde foram apresentadas as cantorias para os presentes.

Ao final, foi servido um lanche aos membros da folia no Plenarinho, momento em que o Vice-Presidente Vereador Israel da Farmácia, em nome do Sr. Marim agradeceu a todos pela “linda apresentação do grupo e ressaltou a importância de se manter viva as tradições populares, como forma de se manter viva a história de um povo, especialmente no momento em que o volume de publicações por meios digitais têm grande poder de informação, mas nem sempre de formação das pessoas”. Enfatizou o Vice-Presidente Israel.

A Folia de Reis de Nossa Senhora do Rosário foi fundada pelo Sr. Marim Severino há mais de 15 anos, com a finalidade de arrecadar donativos para a construção da igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Bairro Interlagos, em Divinópolis, e segue firme se apresentando até a presente data.

Dez pessoas integram a Folia de Reis de Nossa Senhora do Rosário, que tem, além do seu Marim, que toca violão, suas duas irmãs, Laudalina e Maria Antônia que cantam, e ainda tocam pandeiro e reco-reco. Já a marcante sanfona é tocada pelo Pedrinho.

Também se fizeram presentes os seguintes membros da folia: Hernane Rodrigues (cavaquinho); João Batista da Silva (violão); Maria Helena da Silva (5 ª voz); Maria Zeli (pandeiro e voz) e Edson dos Santos (tocador de caixa).

Já informado pelo Sr. Marim, além da apresentação na Câmara Municipal de Divinópolis, neste dia 6; eles irão se apresentar no dia 8, às 10h na Praça da Locomotiva, no Bairro Esplanada, onde terão um almoço e encontro com outros grupos. Na parte da tarde, neste mesmo dia, estarão no Santuário de Santo Antônio, às 14h, em missa celebrada pelo Frei Leonardo.

Ainda acordo com o Sr. Marim, o seu grupo de folia ainda irá se apresentar no dia 22, na Igreja de São Sebastião, no Bairro Afonso Pena, em celebração também presidida por Frei Leonardo. Contudo, de acordo o embaixador Marim, a partir do dia 6 de janeiro a folia passa a ser denominada Folia de São Sebastião e não mais folia de reis, como determina a tradição.

A apresentação da folia de reis foi transmitida ao vivo pela TV Câmara através dos canais do Facebook e You Tube da Câmara Municipal de Divinópolis, onde pode vista.