Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Workshop define métodos para abertura de empresas

Workshop define métodos para abertura de empresas

por dircom — publicado 29/11/2018 15h10, última modificação 29/11/2018 16h40

Mais uma etapa do Fórum da Desburocratização foi concretizada na tarde desta quarta-feira (28), com a realização de um workshop para abertura de empresas no município. O objetivo foi de orientar aquelas pessoas que tem interesse em abrir uma empresa sem precisar de enfrentar as dificuldades burocráticas existentes antes da idealização do Fórum.

O Fórum da Desburocratização faz parte de uma iniciativa do Vereador Josafá Anderson em parceria com a Escola do Legislativo Deusdedith Afonso Carrilho desde 2017 para agilizar os tramites no que diz respeito à burocracia nos setores do serviço público.

O programa “Alvará Legal” que já foi implantado junto a Prefeitura de Divinópolis é um dos frutos positivos colhidos após a realização do Fórum da Desburocratização. Segundo o Vereador Josafá Anderson a lei foi construída a várias mãos e hoje são colhidos os frutos do Fórum.

Workshop-DesburocratizaçãoO workshop proporcionado na Câmara apresentou as formas e caminhos que devem ser seguidos para agilizar a abertura de empresas no muncípio, a exemplo da “sala mineira” que é um espaço criado para orientar e facilitar pessoas durante todo o processo. As orientações foram feitas por profissionais dos seguintes seguimentos: Vigilância em Saúde, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sala Mineira e Sincondiv.

O Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Divinópolis (Sincondiv) – Sérgio Bebiano, fez uma apanhado das dificuldades vividas antes da aprovação da Lei que desburocratizou o serviço público.
“O projeto foi implantado com ferramentas online para fragmentar o processo e agilizar os tramites beneficiando toda a população”, frisou Sérgio Bebiano.

Palestrantes-Workshop

A Secretária Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente – Flávia D’Alessandro também destacou a importância da equipe estar bem alinhada com o projeto de desburocratização para que fosse possível liberar as demandas diárias do setor. “O que foi feito na questão do alvará de funcionamento dos estabelecimentos, também deverá ser aplicado no gargalo dos projetos da construção civil”, ressaltou a secretária.

Texto: Liziane Ricardo