Você está aqui: Página Inicial / Ouvidoria da Câmara apresenta relatório de atendimentos de 2020

Ouvidoria da Câmara apresenta relatório de atendimentos de 2020

por Marcela Knupp publicado 12/02/2021 13h50, última modificação 12/02/2021 14h28
Por meio da Ouvidoria, a população pode dar sugestões, apresentar críticas, e demonstrar interesse por assuntos diversos, relacionados à Câmara.

A Ouvidoria da Câmara Municipal de Divinópolis divulgou nesta semana o Relatório Anual, que apresenta os resultados de atendimento no ano de 2020. A Ouvidoria da Câmara está ligada à Controladoria Interna e é a Central de Relacionamento com o Cidadão, cujo objetivo principal é receber e registrar as manifestações da população, encaminhá-las aos destinatários: os parlamentares ou órgãos da Casa e devolver ao cidadão a correspondente resposta.

O relatório apresentado pelo setor mostra o resultado da análise dos dados, atendimentos e procedimentos realizados pela Ouvidoria, no ano de 2020, com dados estatísticos e os principais temas demandados ao longo do período.

De acordo com a Técnica Legislativa, que atua diretamente na Ouvidora da Câmara, Clarissa Pena Ferreira, o principal objetivo do documento é demonstrar os resultados obtidos a partir do atendimento ao cidadão, buscando aperfeiçoar as atividades de competência do Poder Legislativo.

“O Relatório tem como foco principal apresentar quantitativamente as informações relativas às manifestações de ouvidoria no ano de 2020, reunindo a análise dos principais assuntos e também o resultado da Pesquisa de Satisfação do Usuário, conforme dispõe o Código de Defesa dos Usuários de Serviço Público. A Ouvidoria é um importante canal de participação e controle social em que o cidadão, ao apresentar sua manifestação, busca ter a satisfação de uma questão e, ao mesmo tempo, fornece subsídios para a melhoria e aperfeiçoamento dos serviços prestados pela Câmara Municipal”, destacou Clarissa.

Relatório

Ao todo, no ano de 2020, a Ouvidoria da Câmara Municipal de Divinópolis, recebeu 92 fichas de avaliação relacionadas a satisfação quanto ao serviços prestados pelo Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), e 33 manifestações de Ouvidoria.

O relatório também destaca que a maioria das manifestações foram recebidas utilizando como meio o site da Câmara seguido pelo e-mail da ouvidoria.

Principais assuntos:

Dentre as manifestações pertinentes ao Poder Legislativo Municipal, destacam-se os seguintes assuntos: Dados relacionados ao processo legislativo, leis orçamentárias e acesso a projetos de lei antigos; despesas com diárias de viagens; realização de concurso público pela Câmara Municipal de Divinópolis e problemas relacionados à Inscrição e uso da Tribuna Livre.

A ouvidoria destacou no relatório a considerável recorrência de manifestações pertinentes ao Poder Executivo, em 2020, sobre vários temas, como: Iluminação pública, limpeza urbana, infraestrutura, trânsito e transporte, bem como denúncias relacionadas a perturbação do sossego, obras e posturas.

O setor responsável atendeu as manifestações pertinentes ao Poder Legislativo Municipal, onde as mesmas foram analisadas, encaminhadas e receberam suas correspondentes respostas. Já as manifestações pertinentes ao Poder Executivo Municipal foram encaminhadas à Ouvidoria da Prefeitura para providências cabíveis.

Relatório  2020

O relatório pode ser acessado pelos cidadãos no link abaixo, bem como os de 2018 e 2019:

RELATÓRIO OUVIDORIA 2020

Ouvidoria

Qualquer cidadão pode expressar suas sugestões, reclamações, elogios, denúncias ou solicitações à Ouvidoria da Câmara, por meio dos seguintes canais:

Site: https://www.divinopolis.mg.leg.br/ouvidoria

E-mail: ouvidoria@divinopolis.mg.leg.br

Telefone:(37) 2102-8223, de 12h às 18h.

Pessoalmente: na Sala da Ouvidoria, na Câmara Municipal de Divinópolis, Rua São Paulo, 277 – 2º Andar – Sala da Controladoria Interna, de 12h às 18h.

Carta: escreva para Ouvidoria da Câmara Municipal de Divinópolis – Rua São Paulo, 277 – Centro - Divinópolis (MG) -  2º Andar – Controladoria Interna. CEP35500-006