15 de Outubro Dia do Professor

por Liziane Ricardo - Assistente de Comunicação — publicado 15/10/2025 15h03, última modificação 15/10/2025 15h03
“Parabéns aos professores, os mestres da sabedoria!”

 

Neste dia 15 de outubro de 2025 a Câmara Municipal de Divinópolis, por meio da Mesa Diretora, vem homenagear de forma singela o Dia do Professor comemorado hoje no Brasil. A data celebra a importância dos profissionais da educação que auxiliam na formação dos cidadãos.


A atual Legislatura da Câmara de Divinópolis, conta com vereadores quem representam a classe dos professores, são eles: a vereadora Kell Silva (PV), vereador Vitor Costa (PT) e Breno Júnior (Novo), além do professor de artes marciais vereador Anderson da Academia (Republicanos).


Uma das formas que a Câmara de Divinópolis tem de reconhecer o trabalho de pessoas e profissionais que contribuem para o desenvolvimento do município, é através da entrega dos Títulos e Comendas previstos na Resolução nº 550 que dispõe sobre a concessão das homenagens no Poder Legislativo. 

Na oportunidade, o Presidente Israel da Farmácia (Progressistas), observou a importância de algumas destas homenagens serem concedidas anualmente, considerando a última alteração feita na Resolução da qual prevê que o “Título Educador do Ano – Professor João Bayama Galvão”, voltará a ser entregue uma vez por ano a partir de 2026. “Os vereadores entenderam que algumas dessas homenagens como por exemplo, o Educador do Ano e Mulher Cidadã são homenagens importantes para a esfera municipal, assim como Medalha Candidés e Cidadão Honorário que também são concedidas anualmente”, disse Israel da Farmácia.

Você Sabia?

No Brasil, a criação do Dia do Professor está associada com a Lei de 15 de outubro de 1827, assinado por Dom Pedro I. Nesse documento, ficou estabelecido que em todas as cidades do país seriam construídas escolas primárias de ensino elementar. Na época, elas eram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”. Contudo, a comemoração começou somente 120 anos depois. A primeira comemoração ocorreu na cidade de São Paulo.